A operadora norte-americana Sprint Nextel confirmou nesta terça-feira, 11, os rumores de que deixará de vender o Nexus One, smartphone recém-lançado pelo Google. Com o anúncio, a única operadora do país que ainda vende um plano para o aparelho é a T-Mobile, já que a Verizon desistiu de comercializá-lo e AT&T não faz mais a venda casada do smartphone.
Em declaração ao The Wall Street Journal, a porta-voz da Sprint Nextel, Michelle Leff-Mermelstein, ressaltou que a operadora "não vê mais necessidade" para o Nexus One, pois espera pelo lançamento do Evo 4G, smartphone fabricado pela taiwanesa High Tech Computer (HTC), que roda o Android, sistema operacional móvel do Google, e primeiro do mercado a fornecer conexão WiMAX.
A Verizon, por sua vez, desistiu do Nexus One por causa do Incredible, também fabricado pela HTC e equipado com Android, alegando que não quer que outro aparelho com o sistema operacional do Google prejudique o bom desempenho do aparelho, que hoje é prioridade para a operadora.
Na análise do jornal, a decisão da Sprint Nextel soou quase como um último golpe contra as intenções do Google de mudar a forma como dispositivos móveis são vendidos. A ideia do gigante das buscas era oferecer o Nexus One com algum plano de operadoras diretamente em seu site, para evitar a intermediação das redes de varejo e, por consequência, o encarecimento do smartphone.
A estratégia acabou, porém, recebendo duras críticas de todos os lados envolvidos: para a HTC e as operadoras as baixas vendas foram o grande empecilho, enquanto os consumidores reclamaram da falta de infraestutura para atendimento ao cliente. Para a HTC, no entanto, a equação continua praticamente a mesma, já que é a responsável pela fabricação de todos os smartphones envolvidos na briga por espaço nas prateleiras das lojas das operadoras.
- Golpe