Banco Central concede 18 novas autorizações a arranjos de pagamento abertos

0

O Banco Central do Brasil (BC) concedeu nesta segunda-feira, 11, autorização para o funcionamento de 18 arranjos de pagamento abertos. Os arranjos são geridos pela Visa, Mastercard, American Express, Elo e Itaucard, que processam, conjuntamente, cerca de 99% das transações de cartões no Brasil. Por serem abertos, aceitam como participantes as instituições financeiras e de pagamentos que preencherem os requisitos de ingresso fixados nos correspondentes regulamentos.

Anteriormente, o BC já havia autorizado a constituição de 17 arranjos de pagamentos fechados, modalidade em que todos os participantes e o instituidor do arranjo devem pertencer a um mesmo conglomerado. Outros 13 arranjos de pagamento solicitaram autorização para funcionamento, segundo o BC, e seguirão operando regularmente até a manifestação final.

As autorizações concedidas permitem ao BC, em seu processo normal de supervisão, determinar, a qualquer momento, ajustes nos regulamentos dos arranjos aprovados, inclusive no tocante a aspectos que já tenham sido avaliados na etapa de autorização.

Com o ingresso formal na esfera dos trabalhos de supervisão do BC, os arranjos autorizados devem garantir sua aderência efetiva aos princípios e às normas vigentes, inclusive no aspecto concorrencial, o que abre perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de cartões, em especial os estabelecimentos comerciais e seus consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.