Publicidade
Início Blogueria Impacto da transformação digital nas empresas e as principais tendências para os...

Impacto da transformação digital nas empresas e as principais tendências para os próximos anos

0
Publicidade

É evidente que a transformação digital nas empresas acontece de maneira disruptiva. No entanto, a pandemia acelerou o processo de digitalização nas companhias. Segundo o estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, realizado pela IBM com mais de 3.800 executivos C-Level, em 20 países e 22 setores, seis em cada dez empresas aceleraram projetos de digitalização e mais da metade, ou seja, 51% dos executivos irão priorizar projetos desse tipo nos próximos dois anos. Mas afinal, qual o real impacto da transformação digital nas empresas? E, quais serão as tendências para os próximos anos?

Quando falamos sobre revolução tecnológica, podemos dividi-la em ondas chamadas de primeira, segunda e terceira plataforma. A primeira plataforma surgiu em meados dos anos 70 com o Mainframe, ou seja, plataforma integrada de computadores capaz de processar grandes volumes de informações. Na segunda plataforma, nos anos 2000, vimos a ascensão da internet, o cliente servidor e a rede. Já na terceira, em 2010, observamos uma explosão na quantidade de usuários de internet, aplicativos de celular e o surgimento da nuvem. A partir daí as mudanças não pararam e tornaram-se cada vez maiores e de forma mais rápida.

Tendências para alcançar a transformação digital nas empresas

Para os próximos anos, podemos destacar algumas tendências tecnológicas que incluem a Mobilidade Big Data e Data Analytics. Quando falamos sobre mobilidade percebemos que ela acontece por conta da mudança de comportamento da sociedade ao longo dos anos. Hoje, as pessoas buscam por informações instantâneas e querem acesso a ela, de qualquer lugar, pelo celular. Isso significa que os negócios também estão indo para o mobile, é o momento inclusive, das empresas que fornecem tecnologia começarem a pensar em fazer software para celular. Não tem mais volta, a tecnologia 5G irá multiplicar por 20 a velocidade do celular. Outras tecnologias como Big Data e Data Analytics também serão imprescindíveis para toda organização, uma vez que “Quem detém o conhecimento, detém poder” e é cada vez mais necessário saber processar, organizar e armazenar os dados a fim de garantir melhor compreensão para a tomada de decisão.

A Indústria 4.0 se destaca pelo conjunto de tecnologias avançadas que incluem Internet das Coisas (IoT), Inteligência artificial (IA), robótica e computação em nuvem. Desta forma, será importante atender as personalizações dos clientes na Indústria 4.0. Personalizando um negócio é possível obter mais agilidade na entrega, flexibilidade e redução de custos. Na realidade, a Indústria 4.0 traz uma grande vantagem competitiva que irá mudar todo o perfil de custo. A empresa que não entrar nesse movimento certamente irá perder competitividade. Atualmente, estamos na onda da Inteligência Artificial, que representa as decisões automáticas com um robô. Hoje em dia é necessário automatizar o máximo que puder. No segmento de varejo temos as lojas autônomas sem caixas, na saúde observamos a análise de exames, na agricultura a possibilidade de visualizar a imagem o clima e o melhor horário para a colheita são práticas possíveis por meio da tecnologia.

Em suma, é importante que Inteligência Artificial seja inserida nos processos críticos. A Internet das Coisas, por exemplo, criará uma Sociedade 5.0 totalmente conectada com tudo ao seu redor e a digitalização será uma tendência forte, onde as estratégias de negócio deverão ser pensadas digitalmente pelas companhias. O ano de 2020 foi atípico e pegou de surpresa muitas empresas. Não imaginávamos conduzir nossos negócios e propósitos, em um período tão complicado. Ao invés de reduzir é preciso seguir o exemplo das empresas que se reinventaram e aceleraram a transformação digital, gerando competitividade e ganhando destaque no mercado.

Marcelo Murilo, VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile