Negócios sustentáveis geram lucro para as empresas

0

"Quem adota boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) une a defesa ao meio ambiente à econômica", afirma a advogada especialista em Direito Ambiental, Luiza de Araujo Furiatti, mestre em Direito Socioambiental e Sustentabilidade. Isso porque as práticas ESG tornaram-se prioridade para investidores e consumidores.

Segundo a pesquisa 2021 Global Institucional Investor Survey1, da MSCI, realizada com 200 instituições proprietárias de ativos, 77% dos investidores aumentaram os investimentos em ESG. Já 87% dos consumidores brasileiros consideram que as práticas ESG são importantes para a imagem e a avaliação de uma empresa, aponta a pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Luiza argumenta que a pandemia da COVID-19 mostrou que o incerto existe e traz consequências devastadoras, fazendo com que o mercado financeiro se tornasse atento ao desempenho das empresas e utilizasse critérios para identificar quais são os investimentos mais seguros e criar novas oportunidades de negócios. "Hoje, a adesão às práticas ESG influencia na maneira com que a empresa é vista aos olhos de investidores e também do consumidor final", destaca.

Segundo a advogada, a inserção de ações ambientais, sociais e de governança está associada a efetiva sobrevivência das empresas por três motivos: as crises ambientais atingem todos de forma avassaladora, sejam ricos ou pobres; o equilíbrio nas relações sociais é balizamento para padrões de consumo; e as questões éticas e de transparência atribuem solidez e confiabilidade.

Hoje, as mudanças climáticas são tratadas como o maior problema ambiental. O mundo assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 1997, com o Protocolo de Quioto, e reafirmou o acordo na Cúpula do Clima, em 2021, quando os EUA afirmaram a redução da emissão de gases do efeito estufa entre 50% e 52% até 2030 e o Brasil se comprometeu a atingir em 2050 a neutralidade climática.

Porém, o desenvolvimento sustentável abrange outras variáveis naturais que têm relação com os processos produtivos. "A preocupação com os aspectos ambientais da ESG não é somente relacionada às mudanças climáticas, mas sim às medidas adotadas que interferem em todo o meio ambiente, abrangendo todos os aspectos ambientais", enfatiza Luiza.

De acordo com ela, a legislação brasileira possui diversos mecanismos ambientais que são avaliados pelos órgãos reguladores. A ideia é explorar de que forma o mínimo legal exigido pode ser ampliado para que se encaixe efetivamente em uma gestão sustentável, tornando as questões ambientais mais importantes para as empresas.

Nesse contexto o papel do advogado é fundamental, visto que é necessário um preparo para construção de uma realidade adequada a legislação, mas também individualizada, priorizando as potencialidades e criando estratégias para os pontos frágeis. "A consultoria irá demostrar os benefícios das práticas e apontar de que forma isso será repassado ao público externo. É importante que as ações sejam realizadas de forma transparente e aferível para que processo seja efetivamente de sucesso", informa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.