Zoom: Maioria acredita que tudo terá componente virtual no futuro

0

Estudo divulgado pelo Zoom Vídeo, feita em 10 países, incluindo o Brasil, conclui que 90% dos respondentes acredita que, mesmo após a pandemia, tudo terá um componente virtual. A pesquisa mostra que, no futuro, a atividade global número 1 (exceto na Índia, Alemanha e Cingapura) para a qual os consumidores gostariam de usar a comunicação por vídeo são os compromissos relacionados a Governo (serviços públicos). No Brasil, as 5 principais atividades para as quais os cidadãos planejam usar para videocomunicações no futuro são, na ordem: Governo, Serviços financeiros, Varejo, Negócios e Comemorações.

Conversar com amigos e familiares, encontros em casa e festas de aniversário tiveram o maior número de menções quando se trata de atividades que os entrevistados tiveram que tornar virtuais no último ano. A área de Educação teve a maior porcentagem de uso de videocomunicação, seguida de Negócios e Celebrações. Diferente do Brasil, a atividade número 1 realizada por meio de videoconferência pelos entrevistados dos EUA, Reino Unido, França e Austrália foram as Celebrações.

Trabalho híbrido

Quando se trata do espaço de trabalho híbrido, a menção mais notável foi que a flexibilidade permitiu aos funcionários adequar o trabalho à sua vida, o que ajudará a melhorar a saúde mental e os níveis de produtividade. A principal preocupação associada a um local de trabalho híbrido é a falta de conexão pessoal ou interpessoal.

Quando questionados sobre viagens de negócios, 68% dos entrevistados responderam que viajavam a trabalho antes da pandemia. Quando questionados sobre planos de viagens futuros, apenas 38% disseram que esperam viajar a negócios com mais frequência após a pandemia.

Virtual versus Presencial

Grande parte dos entrevistados planeja retomar as atividades presenciais, principalmente aquelas relacionadas a Celebrações (60%), Saúde (48%) e Imobiliário (47%). O governo é a única atividade em que quase um terço dos entrevistados (27%) indica uma preferência mais forte por ser apenas virtual no futuro.

Principais descobertas por atividade

Negócios: Aqueles que usaram videocomunicações para negócios optaram por fazê-lo por sentirem que o vídeo é mais seguro do que as reuniões presenciais. 70% planejam ter componentes presenciais e virtuais para esta atividade no futuro. O que os entrevistados mais gostam no uso de comunicações por vídeo é a capacidade de permanecerem seguros, e o que eles não gostam são as interrupções quando várias pessoas falam ao mesmo tempo.

Healthcare ou TeleSaúde: Aqueles que usaram videocomunicações para saúde o fizeram porque o vídeo parecia mais seguro do que pessoalmente devido a preocupações com a pandemia (74%). 62% planejam ter consultas presenciais e virtuais no futuro. O fator que os respondentes alegaram não gostar nas videochamadas é o sentimento de falta de uma conexão real.

Educação: A videocomunicação para educação foi usada principalmente porque o formato virtual parecia mais seguro do que o presencial (67%) e porque as opções presenciais não estavam disponíveis (66%). 65% responderam que planejam ter aulas presenciais e virtuais no futuro.

Entretenimento: Aqueles que usaram videochamadas para entretenimento o fizeram porque precisavam de uma distração (60%); porque o vídeo parecia mais seguro do que presencialmente devido à pandemia (57%) e porque é muito conveniente ter acesso a partir de casa (55%). No futuro, 63% planejam ter componentes presenciais e virtuais em suas atividades de entretenimento.

Celebrações: As videochamadas foram utilizadas para celebrações pelo fato de o formato virtual ser mais seguro do que o presencial (63%) e para que se pudesse conviver com pessoas que não estavam por perto (47%). Quase metade dos respondentes (42%) planeja que suas futuras celebrações sejam apenas presenciais. O que eles alegaram não gostar nas Celebrações virtuais é o sentimento de falta de uma conexão real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.