Publicidade
Início Blogueria Quanto valem os dados da sua empresa?

Quanto valem os dados da sua empresa?

0
Publicidade

Ser empreendedor no Brasil é uma tarefa, diga-se, no mínimo, desafiadora. Inúmeros obstáculos são encontrados ao longo dessa caminhada e valores são postos em jogo, mas uma pergunta que fica no ar é: quanto valem os dados da sua empresa? 

No entanto, antes de falarmos do valor, vamos entender a diferença de dado estrutural e não estrutural. O primeiro é aquele que possui estruturas bem definidas, rígidas e, sobretudo, pensadas antes da própria existência do dado que será carregado naquela estrutura. Já o segundo, que representa 80% de todos os dados existentes no mundo, não possui estruturas bem definidas e padronizadas porque são criados a partir do uso cotidiano das tecnologias, como mensagem de texto, fotos, áudios, vídeos e outros que costumeiramente trocamos uns com os outros em nosso dia a dia.  

Definida a diferença de cada um, vamos avançar na linha de pensamento. As empresas que não investem em segurança dos dados, armazenamento e métricas têm como tendência ficarem para trás, sabendo que é por meio desses dados que definimos o que o nosso consumidor deseja.   

O documentário “Dilema das redes”, da Netflix, define muito bem isso. A produção mostra que todo o conteúdo que acessamos, tudo que escrevemos, vemos e falamos fica armazenado em uma caixinha online que em algum momento teremos acesso e esse acesso é imediato o que garante a experiência do usuário.  

Para ficar mais visível, outro dia estava pesquisando sobre pneu de carro e minhas redes sociais – ou qualquer outro site que eu acessasse – eram tomadas por anúncios patrocinados de lojas que vendem esse produto. E você já se perguntou como isso acontece? Eles são a representação clássica dos dados que estamos falando aqui usados no remarketing para mostrar que existe ali um produto que você já procurou e que há opções disponíveis em diversas lojas para comprá-lo.  

Uma das tendências é que a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos dados se aprimore cada vez mais e ajude a prever reações e sentimentos, fazendo com que o vazio do ser humano seja preenchido cada vez mais pelo consumo de produtos e experiências. Então, se você é líder e ainda não teve esse mindset, essa é a hora de se atualizar e colocar em prática na sua organização. A tendência é que, desta forma, você fidelize cada vez mais seu consumidor. 

Em pesquisa feita pelo Gartner, a previsão é de que, até 2025, 70% das organizações mudem seu foco de Big Data para pesquisas de dados mais abrangentes conhecidas como Small Data, que fornecerão maiores contextos para análises que sejam ainda mais específicas. 

O jornalista americano Andrew Lewis, que aparece no documentário que falamos mais acima, afirma que “se você não paga pelo produto, o produto é você”. Essa é a perfeita definição dos tempos atuais, em que tudo gira em torno de informações e em um tempo recorde.  

Então, saber sobre o seu cliente e, sobretudo, saber apresentar seu serviço e produto, é essencial para a lucratividade e continuidade da sua empresa. Mesmo com maiores desafios para os times de TI, é hora de investir em base de dados e, não só isso, também na segurança necessária para usá-la de forma correta.  

Ou seja, num mundo megaconectado e com troca de dados e informações acontecendo em tempo recorde, os dados da sua empresa e, principalmente, de seus clientes valem TUDO. Assim você os conhecerá e poderá oferecer produtos, serviços e informações que, de fato, se converterão em fidelidade fazendo com que esse cliente volte até você sempre que for necessário. Então chegou a hora, vamos investir? 

Marcos Andrade, CMO da Claranet no Brasil. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile