O presidente da fabricante de computadores Dell, Michael Dell, será investigado pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, por suas relações com a fabricante de chips Intel.
Em comunicado divulgado na quinta-feira, 10, a Dell disse que seu diretor-executivo foi procurado pela SEC para esclarecer a participação da empresa em suposto esquema de suborno para a compra de chips fabricados pela Intel. Iniciadas em 2006, as investigações indicam que a fabricante de PCs recebeu cerca de US$ 6 bilhões da Intel para que seus PCs fossem equipados apenas com microprocessadores da empresa.
Por conta da inclusão de Michael Dell no rol de investigados, a Dell decidiu criar um fundo de US$ 100 milhões para cobrir os possíveis gastos durante o processo. A empresa não deu detalhes sobre a investigação nem tampouco em relação ao que foi requerido do CEO, mas informou que a nova etapa de investigações da SEC vai se concentrar nas "omissões e negligências" da empresa durante algumas negociações.
- Esquema