Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Virtualização avança do desktop para os servidores de rede do Itaú BBA

Virtualização avança do desktop para os servidores de rede do Itaú BBA

0
Publicidade

O Itaú BBA, banco de atacado, investimento e tesouraria institucional do grupo Itaú Unibanco, tem atualmente 80% de seu ambiente de tecnologia da informação (TI) virtualizado.

A opção por essa configuração foi para suportar o processo de expansão de sua estrutura, desencadeada não apenas em função do crescimento de usuários do banco, mas também pela fusão do Itaú com o Unibanco.

Além disso, havia a necessidade de atualizar o parque de máquinas. O projeto começou com a virtualização de desktops, que já apresentava limitações tecnológicas perante as novas aplicações.

O banco adotou a plataforma VDI (Virtual Desktop Infrastructure), da VMware, mirando, inicialmente, os equipamentos utilizados pelos funcionários da área de TI e, depois, os usuários de todos os departamentos do banco. No total são 4.877 desktops virtualizados.

Até então, o parque de desktops tinha uma configuração em PC Farm, com terminais C-Station que operavam como estações de trabalho. Alguns dos equipamentos ficavam ociosos boa parte do período.

Essa arquitetura já não atendia mais as necessidades do banco, que tinha a necessidade de reduzir os custos por posição de trabalho devido à administração de ambientes, backup, consumo de energia, espaço físico ocupado, dissipação térmica, espaço em disco de armazenamento e limitação da distância entre o servidor hospedado no datacenter e os terminais C-Station.

O sucesso da implantação e os resultados positivos levaram a equipe de TI a ampliar o escopo do projeto de virtualização, contemplando também os servidores da rede. As soluções escolhidas foram o VMware vSphere e VMware vCenter Server Heartbeat, também da VMware.

Com a solução VMware vSphere, o banco aumentou a capacidade de processamento e a memória dos servidores aos níveis que precisava. A economia de energia elétrica, a redução do espaço físico ocupado pelos servidores e a rapidez no provisionamento de novos serviços, a alta disponibilidade, proteção e facilidade de manutenção foram os benefícios obtidos.

Com faturamento anual acima de R$ 150 milhões, o Itaú BBA pensa em ampliar o projeto de virtualização, contemplando os aplicativos. Já está prevista a implantação do VMware View e VMware vShield, associados a outras soluções de parceiros VMware.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile