A Dufrio, empresa especializada em refrigeração doméstica, residencial e industrial, adquiriu por meio da Service IT Solutions, empresa de consultoria e serviços customizados de TI, dois sistemas Avamar Business Editions da EMC. Além da venda, a consultoria foi responsável pela implantação da solução e treinamento da equipe da Dufrio para gerenciar os servidores e software instalados na companhia — o principal, no data center em Porto Alegre, e o de contingência, numa segunda unidade na capital gaúcha.
De acordo com a empresa, com a adoção da solução, os gestores passaram a ter certeza de que os dados da companhia estão resguardados e poderão ser restaurados integralmente, se necessário.
Entre abril e novembro de 2012, o gerente Marcelo Theobald e o coordenador Wilton Soken, recém-chegados à companhia para, respectivamente, gerenciar e coordenar a área de TI, realizaram um levantamento dos sistemas legados e suas necessidades. O mapeamento revelou que o ponto mais vulnerável era a realização dos backups (cópias de segurança). Até então, as rotinas eram armazenadas em discos rígidos (HDs) que não ofereciam o espaço necessário para o volume de dados, a segurança quanto à integridade das informações, bem como a velocidade de recuperação necessária para não colocar em risco o negócio. "Era como se a Dufrio não efetuasse nenhum backup", recorda Theobald.
Baseados em análises das ferramentas do mercado, os executivos já se preparavam para adotar o armazenamento em fitas DAT. Porém, a Service IT Solutions apresentou como alternativa mais eficiente e menos honerosa para o backup a aquisição do EMC Avamar Business Editions, composto por dois servidores standalone executados em plataforma Linux, um dedicado ao backup e o segundo à contingência de informações. "A equipe da Service nos convenceu de que esta solução nos proveria tranquilidade, pois os dados estariam de fato copiados e preservados de forma íntegra diante da eventual necessidade de restauração. Adicionalmente, a proposta comercial apresentada pela Service e EMC foi competitiva e motivou a compra", conta Theobald.
Entre janeiro e abril de 2013, a Service IT realizou a venda, implantação e treinamento da equipe de TI da Dufrio. "A opção pelo Avamar nos permite realizar a rotina de backup três vezes mais rápida do que se optássemos pelas fitas DAT, praticamente sem impactar a execução de outras aplicações em produção", relata Soken.
Atualmente, por meio da deduplicação dos dados, são utilizados cerca de 3,5 terabytes (TB) para armazenamento e contingência. A capacidade total da solução é de 7,8 TB de dados já desduplicados, o que possibilita a proteção de dados até 20 vezes maior que o volume físico do sistema. "Esta compactação otimiza o uso do equipamento. Assim, com esta infraestrutura, a Dufrio suportará o aumento do volume de informações até meados de 2016", estima Soken.
A solução EMC Avamar Business Editions sugerida pela da Service IT Solutions atendeu a demanda da Dufrio ao prover maior velocidade à realização do backup, garantia da integridade das informações, segurança à guarda e rápida restauração de contingência. O armazenamento em fita DAT está suscetível a erros que só seriam descobertos no momento em que fosse preciso realizar a recuperação de dados. A EMC oferece à Dufrio a garantia de três anos e gestão remota 24×7 do status da solução, o que identifica e permite corrigir preventivamente qualquer falha no armazenamento.
A opção pelo backup em disco veio ainda ao encontro de uma diretriz de sustentabilidade da Dufrio. "A companhia tem investido na virtualização de servidores como uma alternativa para reduzir custos e o consumo de energia. A realização de backup mais ágil também contribui para a nossa meta de eficiência energética e a não geração de resíduos, ao contrário do que se tivéssemos optado pelo armazenamento em fitas", ressalta o coordenador Wilton Soken.
Visando a contribuir para a estabilidade e continuidade do negócio, a área de TI da Dufrio já prepara o planejamento de um novo site de contingência, mais distante do atual. "Mesmo que já tenhamos a contingência de link (dados e voz) com as operadoras, sabemos que há indisponibilidades, exigindo estarmos cada vez mais preparados para evitar impactos aos negócios da companhia, que estão em constante crescimento", conclui o gerente de TI, Marcelo Theobald.