Publicidade
Início Notícias Gestão Dufrio atualiza tecnologia de armazenamento e recuperação de dados e elimina riscos...

Dufrio atualiza tecnologia de armazenamento e recuperação de dados e elimina riscos ao negócio

0
Publicidade

A Dufrio, empresa especializada em refrigeração doméstica, residencial e industrial, adquiriu por meio da Service IT Solutions, empresa de consultoria e serviços customizados de TI, dois sistemas Avamar Business Editions da EMC. Além da venda, a consultoria foi responsável pela implantação da solução e treinamento da equipe da Dufrio para gerenciar os servidores e software instalados na companhia — o principal, no data center em Porto Alegre, e o de contingência, numa segunda unidade na capital gaúcha.

De acordo com a empresa, com a adoção da solução, os gestores passaram a ter certeza de que os dados da companhia estão resguardados e poderão ser restaurados integralmente, se necessário.

Entre abril e novembro de 2012, o gerente Marcelo Theobald e o coordenador Wilton Soken, recém-chegados à companhia para, respectivamente, gerenciar e coordenar a área de TI, realizaram um levantamento dos sistemas legados e suas necessidades. O mapeamento revelou que o ponto mais vulnerável era a realização dos backups (cópias de segurança). Até então, as rotinas eram armazenadas em discos rígidos (HDs) que não ofereciam o espaço necessário para o volume de dados, a segurança quanto à integridade das informações, bem como a velocidade de recuperação necessária para não colocar em risco o negócio. “Era como se a Dufrio não efetuasse nenhum backup”, recorda Theobald.

Baseados em análises das ferramentas do mercado, os executivos já se preparavam para adotar o armazenamento em fitas DAT. Porém, a Service IT Solutions apresentou como alternativa mais eficiente e menos honerosa para o backup a aquisição do EMC Avamar Business Editions, composto por dois servidores standalone executados em plataforma Linux, um dedicado ao backup e o segundo à contingência de informações. “A equipe da Service nos convenceu de que esta solução nos proveria tranquilidade, pois os dados estariam de fato copiados e preservados de forma íntegra diante da eventual necessidade de restauração. Adicionalmente, a proposta comercial apresentada pela Service e EMC foi competitiva e motivou a compra”, conta Theobald.

Entre janeiro e abril de 2013, a Service IT realizou a venda, implantação e treinamento da equipe de TI da Dufrio. “A opção pelo Avamar nos permite realizar a rotina de backup três vezes mais rápida do que se optássemos pelas fitas DAT, praticamente sem impactar a execução de outras aplicações em produção”, relata Soken.

Atualmente, por meio da deduplicação dos dados, são utilizados cerca de 3,5 terabytes (TB) para armazenamento e contingência. A capacidade total da solução é de 7,8 TB de dados já desduplicados, o que possibilita a proteção de dados até 20 vezes maior que o volume físico do sistema. “Esta compactação otimiza o uso do equipamento. Assim, com esta infraestrutura, a Dufrio suportará o aumento do volume de informações até meados de 2016”, estima Soken.

A solução EMC Avamar Business Editions sugerida pela da Service IT Solutions atendeu a demanda da Dufrio ao prover maior velocidade à realização do backup, garantia da integridade das informações, segurança à guarda e rápida restauração de contingência. O armazenamento em fita DAT está suscetível a erros que só seriam descobertos no momento em que fosse preciso realizar a recuperação de dados. A EMC oferece à Dufrio a garantia de três anos e gestão remota 24×7 do status da solução, o que identifica e permite corrigir preventivamente qualquer falha no armazenamento.

A opção pelo backup em disco veio ainda ao encontro de uma diretriz de sustentabilidade da Dufrio. “A companhia tem investido na virtualização de servidores como uma alternativa para reduzir custos e o consumo de energia. A realização de backup mais ágil também contribui para a nossa meta de eficiência energética e a não geração de resíduos, ao contrário do que se tivéssemos optado pelo armazenamento em fitas”, ressalta o coordenador Wilton Soken.

Visando a contribuir para a estabilidade e continuidade do negócio, a área de TI da Dufrio já prepara o planejamento de um novo site de contingência, mais distante do atual. “Mesmo que já tenhamos a contingência de link (dados e voz) com as operadoras, sabemos que há indisponibilidades, exigindo estarmos cada vez mais preparados para evitar impactos aos  negócios da companhia, que estão em constante crescimento”, conclui o gerente de TI, Marcelo Theobald.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile