Novos estudos comprovam eficácia dos games para reabilitação de pacientes

0

A equipe do Centro de Pesquisa para Reabilitação de AVC no Hospital Elisabeth Bruyere em Ottawa, Canadá, liderada pelo dr. Finestone, comprovaram que a utilização de jogos virtuais (games) desenvolvidos exclusivamente para desafiar o equilíbrio dos pacientes, são mais eficazes do que os videogames tradicionais aplicados nas clínicas de fisioterapia.

Os games dedicados ao equilíbrio, jogados em pé e que dependem da movimentação do paciente para cumprir cada fase do jogo, resultaram em uma maior distância percorrida e mais agilidade do grupo de pacientes que executaram, durante 3 semanas, sessões diárias de 30 minutos.

O estudo foi realizado em 59 pacientes, todos em recuperação pós AVC, divididos em 2 grupos: aqueles que exercitaram sentados em videogames tradicionais do mercado (ex: Wii e Xbox) e outros que realizaram exercícios em pé, com jogos dedicados ao equilíbrio e reabilitação (ex: Jintronix).

Em ambos os casos houve avanços, porém aqueles que praticaram exercícios dedicados ao equilíbrio obtiveram um resultado, em média, 50% melhor no mesmo período de tratamento.

O grupo de pacientes que exercitaram em videogames tradicionais aumentou em 21 metros a distância percorrida em 2 minutos, sendo que o grupo de pacientes que exercitaram em videogames dedicados ao equilíbrio percorreu 33 metros durante os mesmos 2 minutos.

"Nós mostramos o quão simples, seguro e possível é aumentar a eficácia da fisioterapia" disse o dr. Finestone, acrescentando que "pacientes pós AVC conseguem jogar videogames em casa, porém é necessário que os jogos sejam desenvolvidos de forma específica para auxiliar na verdadeira recuperação do paciente".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.