Publicidade
Início Blogueria Segurança em ambientes corporativos de impressão: como proteger informações físicas e digitais?

Segurança em ambientes corporativos de impressão: como proteger informações físicas e digitais?

0
Publicidade

A segurança cibernética é, hoje, a maior ameaça para a sobrevivência e o sucesso das companhias e seus negócios. Empresas de todos os portes correm o risco constante de serem vítimas de ataques destrutivos, como phishing, DDoS ou ransomware. Em 2017, o Ponemon Institute revelou que o custo médio global de brechas na segurança das empresas foi de US$ 3,62 milhões no ano. O desafio de superar esse cenário aumenta com a expansão e a digitalização do local de trabalho, assim como com a explosão do volume de dados e os novos fluxos de trabalho, que muitas vezes se estendem por meio de dispositivos, redes e regiões geográficas. Com isso, as empresas já não podem funcionar sem sistemas de gerenciamento de dados e documentos seguros.

Quando olhamos os ambientes corporativos de impressões, identificamos que as capacidades dos equipamentos de escritório e dispositivos multifuncionais cresceram dez vezes nos últimos anos. Representam, assim, grande entrada, saída e armazenamento de dados corporativos que não podem ser ignorados na estratégia de segurança. Pensando nisso, listo abaixo itens que devem ser considerados para a proteção total de documentos físicos e digitais.

Controle

Controle de cópias não autorizadas: É necessário que as empresas contem com ferramentas de gerenciamento de dispositivos e de autenticação de usuários para controlar e proteger os dados.

Fechamento da impressão: Um documento recebido de um PC pode ser armazenado no disco rígido da impressora multifuncional. Ao utilizar funções como “bloqueio de impressão”, é criada uma senha quando um usuário envia o documento, que deve ser indicada antes do processo. Assim, o documento não será impresso até que o proprietário chegue ao dispositivo.

Segurança avançada de captura: As soluções avançadas de captura oferecem várias camadas de criptografia em todas as etapas desse processo. Os administradores podem autorizar o acesso por início de sessão de um usuário individual ou credenciais de grupo.

Proteção contra malware: Há equipamentos que adotam uma abordagem de tripla camada de proteção contra malware que inclui o hardware, que só pode funcionar por meio de linguagem ou sistema operacional exclusivo do fabricante; atualizações de firmware, que devem ser escritas e aprovadas exclusivamente nessa linguagem para evitar manipulações maliciosas com o software do dispositivo; e atualização de firmware, que deve ser assinada digitalmente pelo fabricante.

Prevenção

Restrição de acessos a documentos confidenciais: Evita alterações e impede falsificações, protegendo contra ameaças específicas ou oportunistas dentro do negócio.

Garantia de trabalho móvel: Devem ser implementadas medidas de segurança adicionais para possibilitar a troca de arquivos a partir de qualquer localização. Esses arquivos devem estar seguros em trânsito através de redes ou dispositivos, já que estão armazenados. A tecnologia de criptografia pode proteger os dados ao longo de seu ciclo de vida, incluindo documentos e elementos de segurança vitais, como senhas armazenadas, definições de macros e catálogos de endereços. Com a criptografia, mesmo acessando a rede, os invasores teriam dificuldades para extrair qualquer informação.

Eliminação

Processo holístico de destruição de dados: A eliminação segura de dados é parte essencial de qualquer defesa integral de segurança cibernética. Ela deve ser um processo holístico, excluindo qualquer risco de roubo ou posterior uso indevido.

O fim do ciclo de vida dos dispositivos de impressão: É importante excluir dados de impressoras no fim de sua vida útil, o que inclui a configuração salva de rede, os dados de usuário, os dados do disco rígido e até mesmo as etiquetas adesivas existentes no dispositivo. A não realização desse processo traz um risco significativo de exposição de informações. Mas, para manter a conformidade, esse processo deve ocorrer ao longo do ciclo de vida de um dispositivo. Isso garante que as empresas tenham o máximo grau de controle sobre os dados pelos quais são responsáveis.

Suporte

Apoio especializado em segurança de TI: As companhias precisam de estratégias para garantir que a infraestrutura não represente um risco à segurança. Devem estar cientes dos pontos fracos de seus sistemas e das medidas para prevenir ataques direcionados. Para isso, é imprescindível contar com um fornecedor que ofereça diferenciais, como monitoramento remoto, mesa de serviço e recursos de gestão de transição.

A segurança é vital para a sobrevivência de qualquer negócio. Assim, sugiro que fique atento a todos esses itens, pois o ambiente de trabalho digital moderno é tão dinâmico quanto as ameaças cibernéticas que enfrenta. Pela combinação de ameaças à segurança, requisitos legais e padrões complexos do setor, os potenciais danos fiscais e à reputação nunca foram tão grandes.

Por isso, é imprescindível atenção à segurança de ponta a ponta para proteger os ativos mais importantes do seu negócio na era da economia da informação. Atente-se e conte com um fornecedor que ofereça ampla proteção aos sistemas multifunção: eles guardam informações digitais e físicas valiosas para seu negócio!

Tak Naito.  gerente sênior de Produto e de Inteligência de Marketing na Ricoh para América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile