Grupo Cogna migra data center em duas semanas para garantir segurança de dados de alunos

0

A Cogna Educação, dona de diversas empresas no setor educacional (entre elas, a Kroton), enfrentou um desafio ao concluir a aquisição da Somos (hoje Vasta/Somos), uma empresa dedicada ao ensino fundamental e médio: o contrato com o data center que hospedava a Somos terminaria um mês após a negociação. Assim, havia trinta dias para integrar toda a infraestrutura e dados da Somos ao grupo, fazendo-se necessária a migração para o data center que já hospedava as outras três operações da Cogna.

Para lidar com o desafio, o grupo educacional recorreu à Plataforma de Segurança Centra, da Guardicore, como ferramenta para a migração de data center. Empenhados em manter a segurança de um enorme conjunto de informações – relativas a alunos, material didático, sistemas de ensino, serviços e microsserviços de aplicativos – os profissionais de TI da Cogna conseguiram realizar a migração com sucesso em apenas duas semanas.

Como a plataforma já havia sido implementada para proteger as demais empresas do grupo, a solução foi instalar essa plataforma no ambiente que hospedava a infraestrutura Somos antes da migração. Com o sucesso da migração, todos os equipamentos on-premise do grupo foram reunidos em apenas um local, unificando-se também sua nuvem privada.

Protegendo serviços de TI gerenciados em nuvem

Para mitigar os riscos e preservar a reputação da organização, a Cogna criou uma estrutura de segurança baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade, capazes de proteger a infraestrutura, aplicações e dados do grupo. Esses princípios se estendem ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em 16 de agosto deste ano, encontrando a Cogna pronta para atendê-la. A empresa, que vem se preparando para a LGPD desde 2018, tem na microssegmentação oferecida pela Guardicore um aliado importante também na proteção de informações pessoais.

Pensando a segurança de modo integral, o Grupo Cogna irá contar com as defesas Guardicore também nos serviços de nuvem pública que utiliza. Ao passar o gerenciamento das soluções em nuvem da empresa que fornece colocation em seu data center para um novo provedor de serviços, que se responsabilizará pela gestão do ambiente, a Cogna aproveita para elevar seu nível de segurança

Alex Amorim, gerente de Segurança da Informação do Grupo Cogna, conta com a tecnologia Guardicore para atingir esse objetivo: "A nano-segmentação é para monitorar o acesso, a fim de permitir que apenas usuários autorizados acessem cada servidor e cada canal de comunicação entre máquinas. Esse é o tipo de controle que devemos ter hoje".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.