Pandemia vai, home office fica!

0

A pandemia ocasionada pela Covid-19 parece não ter previsão para o seu fim, influenciando diretamente o cotidiano das empresas, que tiveram de aderir emergencialmente ao trabalho remoto. Em alguns países, o home office já é uma rotina comum e, por aqui, o modelo pegou muitas empresas de surpresa. Forçou corporações, governo e trabalhadores a se adaptarem às pressas ao modelo, o que resultou em algumas dores de cabeça no processo de implementação, tempo e gastos.

Diante desse não tão novo formato de trabalho, àquelas empresas que nunca atuaram de maneira remota passaram a ter sérios desafios de questões estruturais e financeiras para a adaptação. A mudança emergencial do escritório convencional para a casa dos colaboradores trouxe, entre alguns problemas, gastos na adequação dos equipamentos, com o objetivo de manter o seu negócio ativo.

Entre os novos gastos que surgiram para a adaptação ao home office, as empresas tiveram que investir rapidamente na aquisição ou aluguel de equipamentos, adequação de sistemas, liberação de acessos remotos e cuidados especiais com a segurança da informação. Também foi preciso investimentos no treinamento das equipes, ocasionando uma inevitável mudança na cultura organizacional.

Logo no início da pandemia, em que a aquisição de equipamentos tecnológicos se tornou emergencial, surgiu a questão dos preços, com algumas cobranças acima do valor convencional, ou seja, vimos a lei da "oferta e da procura" colocada na prática. O valor do álcool gel nas farmácias é um exemplo do grande aumento da procura e consequentemente do preço.

Com o aumento do consumo pelos meios digitais, o tempo de entrega das mercadorias também foi impactado. Segundo levantamento da Nielsen Brasil, a venda de notebooks no varejo cresceu 112,4% entre 16 e 22 de março, período que teve início a quarentena no Brasil, ampliando o prazo de chegada das compras aos destinos e prejudicando os a implementação do home office em algumas empresas. Como consequência, muitos colaboradores foram obrigados a transferir os desktops dos escritórios para casa, enquanto os notebooks não chegavam.

O processo emergencial de implementação do home-office trouxe grandes desafios aos gestores. As áreas fizeram uma força-tarefa e se empenharam ao máximo para fazer dar certo. Infelizmente, apesar dos esforços, muitas empresas tiveram problemas em suas atividades, porque essa mudança não ocorre do dia para a noite, principalmente para quem nunca operou e trabalhou dessa maneira.

É válido considerarmos que a pandemia trouxe um novo mindset para os gestores em relação à mudança de comportamento necessária à liderança. Implementar uma cultura de continuidade de negócios é essencial à sobrevivência de qualquer empresa.

A previsibilidade de continuidade das operações em períodos de crise é muito importante para manter a competitividade, mas, infelizmente, esse é um quesito ainda pouco visto em empresas no Brasil. Um exemplo é que hoje ainda existem poucas empresas certificadas pela ISO 22301. O selo é uma garantia de que as empresas possuem 99,999% de disponibilidade em seus produtos e serviços em qualquer situação. Trata-se de um processo de preservação e preparo contra qualquer interferência, o que garante credibilidade nos negócios.

Um estudo feito recentemente pela consultoria Talenses e Fundação Dom Cabral com 375 empresas de todos os setores da economia brasileira apontou que 70% delas esperam que as práticas de home office adotadas durante a pandemia permaneçam, integral ou parcialmente, após o fim da crise.

A pandemia pode ser considerada uma lição para as empresas brasileiras que ainda não tinham um plano de contingência ou insistiam em não querer adotar o modelo de trabalho não presencial como alternativa. O home office permanecerá, porque o comportamento profissional das pessoas está diferente, com a busca de mais humanização e qualidade de vida no trabalho. Quem não estiver preparado para o "novo normal", terá grandes prejuízos, porque não se trata apenas da pandemia, mas a implementação de um sistema de trabalho que traga melhorias nos resultados e, principalmente, bem-estar aos colaboradores.

Marcelle Jordão, gerente de Recursos Humanos da Braspag, tem formação em psicologia pela Universidade Veiga de Almeida e é pós-graduação em gestão de pessoas pela FGV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.