Publicidade
Início ESG ESG: Renault reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial

ESG: Renault reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial

0
Publicidade

A Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, acaba de publicar seu 10º Relatório de Sustentabilidade. Nesta edição, estão destacadas as ações e resultados da montadora obtidos em 2020 nos âmbitos ambiental, social e de governança corporativa. O relatório é elaborado de acordo com as normas internacionais da Global Reporting Initiative (GRI) e alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), refletindo o compromisso com a transparência e o diálogo com as partes interessadas.

O relatório deste ano, que corresponde ao período de 1º de janeiro à 31 de dezembro de 2020 também reflete os desafios de 2020 frente à pandemia de Covid-19, bem como seus impactos: “Em 2020, logo que se evidenciou a situação de pandemia, nossa prioridade foi proteger a saúde dos nossos colaboradores. Para enfrentar esta situação criamos um completo protocolo de Saúde e Segurança, visando implementar as medidas necessárias a fim de proteger nossa gente e assegurar a continuidade das atividades com total segurança”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

10 anos de Instituto Renault e iniciativas com colaboradores

O relatório também destaca os 10 anos do Instituto Renault, iniciativa que já impactou mais de 800 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito. “O Instituto Renault é uma iniciativa que conta com o engajamento da alta administração para garantir a visão estratégica da nossa ação social e conferir força aos projetos”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Ainda no âmbito social, a Renault fortaleceu a governança do tema Diversidade e Inclusão, expandindo suas iniciativas com a criação de três novos grupos de afinidade que somam- se ao Women@Renault, criado em 2010. Agora, os colaboradores da marca contam com os grupos de afinidade LGBTQIA+ Proud@Renault, de raça e etnias AllColors@Renault e de pessoas com deficiência Access@Renault. Para monitorar as métricas e ações, foi criado um comitê executivo de Diversidade & Inclusão, reforçando o compromisso de assegurar a todos os colaboradores um ambiente seguro, plural e inclusivo.

Essas iniciativas permitiram à Renault a conquista do Prêmio Melhores Práticas de Diversidade e Inclusão 2020, promovido pela ABTD PR e pelo Troféu Diversidade e Inclusão realizado pelo portal Automotive Business. Além disso, na Pesquisa de Clima de 2020, 96% dos colaboradores relataram sentir orgulho de trabalhar na Renault.

Nas ações de enfrentamento à Covid 19, a Renault do Brasil desenvolveu um completo protocolo de Saúde e Segurança, com a implementação das medidas necessárias a fim de proteger os colaboradores e assegurar a continuidade das atividades com total segurança, bem como colocou à disposição dos colaboradores e familiares o  projeto Médico na Tela, um aplicativo de Telemedicina que agilizou as consultas e atendimentos. Além disso, por meio do Instituto Renault, a Associação Borda Viva realizou a produção de mais de 217 mil máscaras descartáveis, o que contribuiu para a geração de renda para as mulheres que fazem parte do projeto.

Aterro Zero e mobilidade sustentável

O aspecto ambiental, o Projeto Aterro Zero, que, em 2020, completou quatro anos de operação, permitiu à Renault dar um correto tratamento aos compostos gerados, eliminando, inclusive, a necessidade de uso de aterros industriais, com o coprocessamento e reciclagem de resíduos. Em 2020, a ação permitiu a reinserção de cerca de 40 mil toneladas de compostos reprocessados ao processo produtivo e 100% de resíduos reciclados ou reutilizados.

No tema de mobilidade sustentável, são várias as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos. Em Fernando de Noronha, por exemplo, a Renault instalou, em 2020, um ecoposto à base de energia solar que gera 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos elétricos da Renault que circulam na ilha, além de gerar energia para a população local.

Os primeiros carros 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em junho de 2019 e hoje, 30 veículos Renault (Zoe, Twizy e Kangoo Z.E.) circulam pelo arquipélago, tanto para uso da Administração local como por empresários para realizar as tarefas do dia a dia.

Ainda em 2020, em Curitiba, os funcionários do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) passaram a ter à disposição dois Renault Zoe 100% elétricos para uso compartilhado. O carsharing é gerenciado por meio do sistema Renault Mobility, e a recarga dos veículos também é realizada por meio de um ecoposto abastecido por energia solar, instalado na sede da Fiep.

Indústria 4.0 e inovação

Em 2020, o Complexo Ayrton Senna, que abriga as quatro fábricas da Renault do Brasil foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como a única fábrica da América Latina Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada, referência da Indústria 4.0, tornando-se, também, parte da “Global Lighthouse Network”, que reúne os grupos fabris 4.0 no mundo.

A planta utiliza tecnologias e processos digitais desde a produção dos veículos até a venda, contemplando diversas etapas do negócio, incluindo a contratação de colaboradores e o treinamento e capacitação desses profissionais.

Alguns exemplos são a gestão de processos de contratação por plataforma digital, a capacitação de profissionais em ambiente de realidade virtual, a ampla aplicação de tecnologias de automação, controle e robótica na linha de montagem, bem como a comercialização de veículos online e o fomento à um ecossistema de inovação, com presença em hubs, universidades e centros acadêmicos.

“Este reconhecimento premiou todas as nossas iniciativas de transformação digital e do desenvolvimento de um ecossistema de inovação. Graças a essas iniciativas usamos a tecnologia para tornar mais fácil e segura a vida dos nossos colaboradores e clientes. O uso intensificado das ferramentas digitais nas atividades cotidianas permitiu interações abrangentes e produtivas entre as pessoas, disseminando conhecimento e informação. Assim, ao longo do ano, em todas as áreas da empresa, nossos colaboradores desenvolveram novos processos de trabalho, soluções inovadoras e propostas colaborativas. Soluções que colaboram com os nossos objetivos com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG),” conclui Gondo.

Para acessar o relatório de sustentabilidade de 2020, bem como as edições anteriores do documento, basta acessar o link:

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 16 e 17 de junho o ESG Forum, evento que vai discutir através de painéis de discussão os desafios para se tornar uma empresa ESG, governança corporativa, mudanças climáticas e capital humano. Mais informações, grade do evento, inscrições no site www.esgforum.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile