Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Apple iOS 15 bloqueia phishing por SMS

Apple iOS 15 bloqueia phishing por SMS

0
Publicidade

A nova atualização do sistema operacional iOS 15, da Apple, traz uma boa notícia para os usuários brasileiros: o bloqueio de SMS Classe 0, que são mensagens de texto que tomam a tela inteira. A partir de agora, a pessoa precisa autorizar o recebimento deste tipo de mensagem nas configurações para visualizá-las. Esta mudança é positiva para os brasileiros, pois recentemente os especialistas da Kaspersky encontraram campanhas de phishing financeiro (roubo de credenciais do Mobile Banking) circulando neste formato.

O SMS Classe 0 é considerado uma funcionalidade intrusiva, pois pega toda a tela do celular e funciona como um pop-up de internet. Essas mensagens são visualizadas na tela com a opção de não ficarem salvas no aparelho, com a possibilidade de serem descartadas automaticamente ao serem fechadas – a não ser que um screenshot seja tirado ou que o usuário escolha salva-la.

Este formato de comunicação foi criado pelas operadoras de telefonia celular para o envio de alertas de rápida visualização, principalmente para casos emergenciais como indícios de tempestades ou catástrofes naturais, já que a única possibilidade de parar de ver a mensagem é clicar em ‘descartar’.

Recentemente, a Kaspersky identificou uma campanha massiva de SMS Classe 0 contra clientes de um banco. Apesar de ser visualizada por todos, a pessoa não consegue clicar no link malicioso da mensagem. Por isso, a Kaspersky está investigando qual o objetivo dos cibercriminosos com este tipo de ação.

Exemplo de SMS phishing Classe 0 bloqueado pela Kaspersky (imagem: divulgação).
Esta não é a primeira vez que a Kaspersky identifica mudanças nas técnicas de envio de SMS phishing no Brasil. No início do ano, a empresa alertou sobre a mudança na grafia das mensagens para burlar os filtros das operadoras. Nessas mensagens, os hackers substituem o espaço entre as palavras pelos caracteres sublinhado (_) ou ponto (.), além de trocarem letras como o “i” por “l”, pois visualmente a diferença é mínima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile