Publicidade
Início Blogueria Gestão por dados e aumento da eficiência operacional

Gestão por dados e aumento da eficiência operacional

0
Publicidade

Para 71% dos entrevistados para a pesquisa Business Intelligence (BI) Challenges and Priorities Survey, o aumento da eficiência está entre os principais fatores para incremento dos investimentos em tecnologia nos próximos anos. E, dentro disso, algumas soluções despontam, como os sistemas de Business Inteligence e os de CPM (Corporate Performance Management).

O tema é tão crítico que aparece no estudo até mesmo antes do aumento de receita e lucros – objetivo que, sem dúvida, é chave para muitas (se não todas) empresas. Mas… Por que isso acontece?

Em primeiro lugar, porque eficiência operacional é sinônimo de aumento ou redução de receita – se estiver em falta, este item pode reduzir significativamente a capacidade de um negócio de entregar seus produtos ou serviços, incorrendo no risco de diminuição de renda.

Neste sentido, a tecnologia de inteligência de negócios, com análise de dados e gerenciamento de desempenho corporativo, adentra o centro do palco para companhias de todos os tamanhos.

A questão é que esforços para expandir o processo de BI e análise de dados dentro das organizações podem levar anos, e este timing é uma das maiores preocupações para gerentes de BI e data warehousing ouvidos pelo levantamento já citado. Tal demora pode se dever a diversos aspectos – problemas de qualidade de dados, limitações internas de TI e a necessidade de mudar a cultura de usuários corporativos já acostumados a planilhas e outras ferramentas autônomas.

Mas não precisa ser assim: o BI pode ser implementado e gerido de forma a trazer resultados visíveis ao negócio em bem menos tempo. Com um rápido retorno sobre o investimento (ROI), inclusive.

A receita para isso está na maneira como tal ROI é calculado. A tecnologia de BI pode fazer a diferença para as organizações, por exemplo, ao promover a retenção de clientes lucrativos, ou ao manter seus estoques enxutos, sem dispêndios excessivos em compras ou perda de vendas por falta de produtos.

A premissa básica é que os gestores e analistas de TI busquem as justificativas embasados em argumentos factíveis, e que, no processo de convencimento para adoção do BI, colaborem para que os usuários corporativos “comprem” a ideia. Ter poder de análise de dados para prover insights proveitosos ao negócio é bom para todas as áreas, e, sem dúvida, é ótimo para os ganhos financeiros de qualquer empresa.

Na pesquisa que citei no início do artigo, 85% dos entrevistados afirmaram que suas companhias possuem pelo menos uma ferramenta de BI em uso, mas que há poucos anos este índice era muito menor. Além disso, 52% dos ouvidos afirmou que, diferente do cenário de alguns anos atrás, hoje utilizam diversas ferramentas de BI.

A motivação para todos foi unânime: benefícios potenciais do BI vistos pelo cerne da administração das empresas. Aprimoramento da tomada de decisões, melhoria dos processos de negócio, levando a melhorias no resultado final.

Se, por um lado, vencer a cultura de planilhas e criar um novo mundo de análise de dados fomentado pelo BI pode ser um desafio, por outro o ganho de eficiência operacional e a consequente melhora de KPIs como receita e lucratividade despontam como benefícios inexoráveis. Não é uma questão de se, mas de quando: aderir à tecnologia para inteligência de negócios é um dos imperativos das empresas atuais focadas no incremento da competitividade.

Douglas Scheibler, CEO da BIMachine.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile