A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a administração pública das grandes cidades. Entre eles, está a gestão dos sistemas de transporte, que precisou se adaptar a um novo cenário de variações inesperadas de demanda e impacto na receita dos operadores de ônibus. A tecnologia tem sido uma aliada no apoio à gestão do transporte público. Com o uso intensivo de dados, soluções inteligentes e integradas oferecem informações de qualidade para a tomada de decisão em prefeituras e secretarias municipais.
Uma dessas tecnologias é o Painel Trancity, ferramenta de monitoramento do transporte público para gestão, planejamento e operação do sistema de transporte das cidades, criado pela brasileira Scipopulis, empresa da green4T, uma das principais empresas brasileiras de soluções de tecnologia e infraestrutura digital.
Durante a pandemia, as prefeituras de sete cidades brasileiras – São Paulo e São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Teresina (PI) – adotaram o Trancity em busca de uma gestão mais inteligente de seus sistemas de ônibus.
Atualmente, o Trancity é responsável pela gestão de dados de mais de 31 mil ônibus* no Brasil. Por meio da solução, o gestor público tem acesso a informações sobre a velocidade média do transporte coletivo, segmentada por corredores, rotas, linhas e áreas geográficas, além de monitorar a quantidade de veículos e viagens. Dessa maneira, a ferramenta inclui uma nova camada de inteligência na gestão, no planejamento e na operação dos sistemas de transporte das cidades.
Atualmente, o gerenciamento pelo Trancity abrange 26% do transporte público no Brasil, beneficiando, em média, 349 milhões de passageiros/mês*. A Scipopulis também oferece o Trancity fora do Brasil, nas cidades de Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
* Base de acordo com período regular. Tais números podem variar, dependendo da classificação da cidade em fase de pandemia