Renaul e PlugPower criam joint venture para fomentar ecossistema de soluções de hidrogênio

0

O Renault Group e a Plug Power Inc, empresa mundial em soluções de hidrogênio integradas e completas, lançaram a HYVIA. O capital da joint venture é distribuído em partes iguais entre as duas empresas parceiras, sob a presidência de David Holderbach, executivo com mais de 20 anos de experiência em funções estratégicas de produto e vendas no Renault Group, em diferentes países.

O nome HYVIA combina a abreviação de "HY", que remete a hidrogênio, à palavra latina "VIA", que significa caminho, representando a ambição de abrir novos caminhos para uma mobilidade descarbonizada.

Em determinados usos, os veículos utilitários leves requerem maior autonomia e menor tempo de reabastecimento, além de terem exigências em termos de capacidade de carga e volume. Para estes desafios, as células de hidrogênio são uma solução energética incomparável.

As atividades da HYVIA serão implantadas na França

Para otimizar as sinergias, tanto a sede da joint venture como as equipes de P&D serão localizadas em Villiers-Saint-Frédéric, centro de engenharia e desenvolvimento de veículos utilitários para o Renault Group.

Já as equipes de processo, manufatura e logística serão instaladas em Flins, no âmbito do projeto Re-Factory, para iniciar a montagem de células de combustível e postos de recarga a partir do fim de 2021.

Baseados no furgão Renault Master, os primeiros veículos serão produzidos na fábrica de Batilly.

A integração das células de combustível será baseada nas competências da PVI, subsidiária do Renault Group desde 2017, localizada em Gretz-Armainvilliers.

Complementando as opções de mobilidade elétrica, a tecnologia a hidrogênio oferecida pela HYVIA possibilita uma grande autonomia – de até 500 km –, bem como uma recarga rápida de 3 minutos. Estas duas vantagens são especialmente adequadas ao uso profissional de veículos utilitários leves e aos desafios regulamentares de descarbonização dos centros urbanos.

Três versões baseadas no furgão Renault Master serão comercializadas a partir do final de 2021 na Europa, que contarão com uma oferta de postos de recarga e abastecimento com hidrogênio verde:

– Transporte de mercadorias: versão Furgão e versão Chassi cabine para grandes volumes.

– Transporte de pessoas: versão City bus

"Pioneiro em novas energias e líder em veículos utilitários elétricos na Europa, o Renault Group mantém seu objetivo de comercializar o mix mais verde do mercado na Europa até 2030, com a criação da HYVIA. Esta joint venture combina todo o ecossistema da mobilidade a hidrogênio de forma única, desde veículos até infraestruturas e serviços integrados e completos para os clientes. O desenvolvimento desta tecnologia de ponta nos permite fortalecer nossa presença industrial e implantar novas atividades geradoras de valor na França, neste segmento promissor", explica Luca de Meo, CEO do Renault Group.

"A Plug Power é líder mundial em soluções a serviço do ecossistema do hidrogênio, com mais de 40.000 sistemas de células de combustível já comercializadas e 110 postos de recarga implantados, com capacidade para distribuir mais de 40 toneladas de hidrogênio por dia. A Plug Power é líder em soluções tecnológicas de produção de hidrogênio verde por eletrólise. Com a HYVIA, acompanhamos a mobilidade a hidrogênio na França e na Europa", diz Andrew Marsh, CEO da Plug Power.

"A Renault é pioneira em hidrogênio desde 2014, com mais de uma centena de veículos utilitários leves em circulação. Agora, a HYVIA está abrindo um novo capítulo rumo à descarbonização da mobilidade ao se associar com a Plug Power, para oferecer soluções completas a hidrogênio. A HYVIA se baseia na complementariedade das competências do Renault Group e da Plug Power para ter como objetivo mais de 30% de participação de mercado no segmento de veículos utilitários leves movidos a hidrogênio na Europa, em 2030", conta David Holderbach, CEO da HYVIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.