Acquia acelera expansão na América Latina com foco em transformação digital e hiperpersonalização

0

Branded content- A América Latina vem se consolidando como uma das regiões mais estratégicas para a Acquia, empresa global líder em plataformas de experiência digital (DXP). Segundo Antônio Piccinini, diretor regional Latam da Acquia, a região vive um momento de transformação digital acelerada e apresenta um alto potencial de crescimento — especialmente entre empresas que buscam autonomia, integração e eficiência para escalar seus modelos digitais.

"Nosso papel é apoiar essa evolução com uma visão de longo prazo, proximidade regional e tecnologia preparada para os desafios locais", afirma Piccinini.

A atuação da Acquia na América Latina começou de forma remota, com uma presença modesta e poucos clientes. A virada ocorreu em 2019, quando a empresa decidiu investir localmente e fortaleceu sua equipe regional — Incluindo a contratação de Piccinini para liderar a estratégia de Canais da Acquia na América Latina e, após três anos, assumir toda a operação da região.

Desde então, a operação passou por três fases distintas. Na primeira, a base de clientes saltou de menos de dez para cerca de 25, com a entrada de grandes empresas como TIM, Ambev, Grupo Security (Chile) e Tec de Monterrey (México). A segunda fase consolidou a Acquia como parceira de organizações com maturidade digital avançada. Agora, a empresa vive sua terceira fase na região: a expansão acelerada para setores diversos como saúde, educação, logística e saneamento, com destaque para clientes como Hospital Albert Einstein, Total Express e Sanepar.

Antônio Piccinini, diretor regional Latam da Acquia

"Hoje temos 52 clientes na América Latina, em um universo de mais de 4 mil globalmente. É uma região nova, mas com grande valor estratégico. Nos últimos dois anos, conquistamos 16 novos logos", explica Piccinini.

Multiprodutos e inovação como diferencial

Um dos pontos que mais diferenciam a atuação da Acquia na América Latina é a adoção de soluções integradas, além da plataforma base Acquia Cloud, voltada à gestão de conteúdo em Drupal. A região é, segundo Piccinini, a que mais consome soluções multiprodutos no mundo.

Para ampliar sua presença, a Acquia investe fortemente em canais. A empresa possui parceiros certificados espalhados por toda a região — uma peça-chave para alcançar grandes empresas fora dos principais centros. Embora o foco permaneça no segmento enterprise, a estratégia busca atingir as "top 200" empresas de cada país, ampliando o alcance da tecnologia Acquia para companhias em plena jornada de transformação digital.

Outro pilar da expansão é o investimento em talento local. Piccinini destaca a formação de uma equipe robusta com executivos seniores, além de estrutura dedicada para atender tanto o Brasil quanto os demais países latino-americanos, como Colômbia, México, Peru, Chile, Equador, Costa Rica e Panamá.

Em junho, a Acquia realizará o Acquia Experience, um evento que reunirá clientes, parceiros e prospects da região. O objetivo é fomentar conexões, apresentar casos de sucesso e gerar insights a partir do compartilhamento de experiências reais.

"Queremos que nossos clientes se conheçam, aprendam uns com os outros e descubram novas formas de inovar. É um evento pensado para fortalecer o ecossistema e mostrar as novidades do nosso portfólio", afirma Piccinini.

Com uma trajetória consolidada em empresas como Adobe, Salesforce, Oracle e Infor, Rogério Define assumiu a direção comercial da empresa no Brasil, pois segundo ele, vê na Acquia o portfólio mais completo de soluções DXP com que já trabalhou. "A Acquia entrega uma plataforma robusta para criação de experiências digitais personalizadas, apoiada por dados e conformidade com proteção de dados. Institutos como Gartner, Forrester e IDC posicionam a empresa entre as líderes globais no setor"

Rogério Define, diretor comercial da Acquia Brasil

A atuação comercial no Brasil se divide em duas frentes principais. A primeira é o desenvolvimento de novos negócios, com a missão de abrir mercado e atrair novos clientes. A segunda é fortalecer a presença junto a clientes estratégicos, com foco em expansão de portfólio. "Temos clientes de peso como TIM, Honda, Klabin, Gerdau, Bayer, Pfizer, Hospital Albert Einstein, HDI, Zurich, AB InBev, Nestlé, Mars e Unilever. São marcas que não apenas validam nossa presença, mas também representam grande potencial para o cross-sell", explica Define.

A Acquia também se destaca na vertical de educação: mais de 70% das principais universidades da Colômbia, Peru, Chile e México já utilizam suas soluções. No Brasil, o setor ainda é incipiente, mas com forte potencial.

Outro tema crescente é a acessibilidade digital. A solução Acquia Optimize atende às exigências legais e amplia o alcance dos canais digitais a pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras — um mercado muitas vezes negligenciado.

"As empresas estão começando a ver acessibilidade não apenas como uma obrigação legal, mas como uma oportunidade de ampliar seu mercado", destaca Piccinini.

Para sustentar essa estratégia, a Acquia está investindo no crescimento da equipe local e na ampliação do ecossistema de parceiros e suporte técnico. "Além da estrutura comercial, estamos fortalecendo áreas como Customer Success, suporte técnico e parcerias com consultorias. Grandes clientes esperam atendimento direto e especializado do fabricante, e isso faz parte do nosso plano", comenta Rogério.

A Acquia está fazendo um investimento muito importante na região, tendo uma pessoa local, focada somente nas renovações e expansões dos contratos, para estar mais próxima dos clientes.

Rodrigo Viani, key account manager da Acquia

Rodrigo Viani, key account manager da Acquia , reforça que a empresa possui hoje uma das soluções de DXP mais completas do mercado. Com um portfólio modular, cada solução é independente e se integra com outras que o cliente já utiliza.

Além disso, o lançamento de novas features — muitas com IA embarcada — tem tornado as ferramentas mais intuitivas e fáceis de usar, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

Grande parte dos nossos clientes ainda não utiliza todo o potencial das soluções. Nosso foco agora é ampliar essa adoção e gerar ainda mais valor", afirma Viani.

"Temos acompanhado uma evolução significativa na adoção de plataformas DXP na América Latina. A Acquia tem respondido a esse movimento com soluções flexíveis, escaláveis e orientadas a resultados.  A combinação de personalização, integração e governança tem sido decisiva nos projetos que lideramos na região." enfatiza o executivo.

Novas ferramentas

A inovação é um dos pilares centrais da Acquia. No Acquia Engage 2025, evento global realizado nos EUA, foram apresentadas diversas inovações que reforçam o compromisso da empresa com experiências digitais abertas, acessíveis e orientadas por dados. Entre os destaques:

Acquia CMS: nova geração de CMS baseado em Drupal, modular e ágil, voltado para experiências personalizadas.

DAM Copilot: inovação no gerenciamento de ativos digitais com IA que simplifica a busca e otimiza a produtividade.

Experience Builder e Drupal Starshot: soluções que tornam o uso do Drupal mais acessível a usuários não técnicos.

Acquia SEO Copilot e Acquia Optimize: ferramentas que otimizam conteúdo e SEO em tempo real.

Acquia Convert: análises comportamentais com mapas de calor e sugestões baseadas em dados.

Infraestrutura com Acquia Cloud Next: ambientes escaláveis com Kubernetes.

Parceria com Piwik Pro: soluções analíticas com foco em privacidade e conformidade com GDPR e LGPD.

Além disso, a Acquia mantém o canal de conteúdo Acquia TV (acquia.com/tv), uma plataforma de streaming aberta com cases, conteúdos educacionais e insights de inovação digital.

O Brasil, segundo Define, é visto como um mercado de alto potencial de crescimento, especialmente em comparação com regiões mais maduras como EUA e Europa. "Temos um 'mar azul' para navegar. O mercado brasileiro ainda está em expansão no uso de plataformas digitais robustas. E a Acquia está pronta para liderar esse movimento", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.