Banco Agêntico: Capgemini apresenta ecossistema de agentes autônomos para reinventar a experiência bancária

0

Imagine um banco onde gerente, analista de crédito, consultor de investimentos e especialista em seguros operam juntos, em tempo real, sem intervenção humana. Essa é a proposta do Banco Agêntico (Agentic Banking), modelo apresentado pela Capgemini durante a Febraban Tech 2025, que termina nessa quinta-feira,12, em São Paulo. A solução é baseada em um ecossistema de agentes autônomos que colaboram de forma integrada para oferecer atendimento 360° ao cliente.

Compostos por assistentes digitais especializados, os agentes compartilham dados, tomam decisões coordenadas e resolvem demandas com agilidade e personalização. "O cliente não precisa mais explicar sua situação para diferentes departamentos. Os agentes compartilham contexto em tempo real, eliminando fricções e acelerando a entrega de soluções", afirma Silvio Dantas, diretor de Inovação Aplicada da Capgemini.

Com o Banco Agêntico, os clientes têm acesso a uma interface humanizada e, por meio de uma conversa natural com o banco que pode ser realizada em diversos idiomas, os vários agentes responsáveis por cada tema do relacionamento com a instituição ficam à disposição para criar cenários que vão facilitar e agilizar a vida financeira que às vezes são muito complexos e que seriam difíceis de serem resolvidos sem o auxílio e integração dos agentes. "O Banco Agêntico é como se fosse um grande terminal financeiro com voz, que chega para acelerar todos os processos e melhorar a experiência financeira dos clientes", concluir o executivo.

A evolução do banco para uma estrutura de agentes autônomos favorece a inclusão de toda a sociedade aos processos financeiros porque proporciona uma interface bem simples e fluida, que tem a capacidade de impactar milhões de pessoas. Afinal a importância desse avanço tecnológico é que as instituições possam oferecer, cada vez mais, o melhor atendimento sob o ponto de vista de experiência, usabilidade, agilidade e segurança, com o entendimento completo das necessidades dos clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.