IA no setor bancário: o futuro dos bancos é inteligente

0

Da mesma forma como tem ocorrido em diversos (ou quase todos) os segmentos, o setor bancário tem sido impactado por transformações digitais e está apostando alto na inteligência artificial. Para se ter uma ideia, os investimentos em soluções em IA devem alcançar US$27,3 bilhões até 2030, de acordo com dados da Grand View Research, impulsionados por áreas como varejo, e-commerce, saúde, telecomunicações e, claro, serviços financeiros.

Nesse sentido, podemos afirmar que a IA e a GEN IA já ocupam um espaço relevante no setor bancário em atividades como análise de risco, atendimento ao cliente, combate a fraudes e automação de tarefas. Segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade de Lucerna, 70% dos bancos entrevistados usam IA, principalmente em operações internas como transações de pagamento e processamento de documentos.

Um dos grandes motivos para que os bancos apostem cada vez mais em soluções de IA está justamente na busca pela inovação e novos caminhos para personalizar serviços e se relacionar com seus clientes, e não apenas pela eficiência ou automatização de processos.

Outro ponto interessante nesse setor é que os chatbots deram o primeiro passo na questão de atendimento ao cliente, mas os AI Agents representam uma evolução dessa atuação. Eles proporcionam acesso a programas autônomos capazes de observar o ambiente, processar informações e tomar decisões com base em objetivos definidos.

Não muito longe, veremos esses agentes assumindo tarefas completas, como a análise de crédito, do início ao fim e, claro, atuando lado a lado com equipes humanas, otimizando fluxos internos e oferecendo suporte mais inteligente aos clientes.

Outras atividades em que já vemos a presença atuante da IA no setor financeiro, tornando-o cada vez mais inteligente, são: Resumo automático de atendimentos, aumentando a produtividade de suas equipes em até 25%; Prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro; e também a coleta de dados ESG, usando a IA para extrair dados relevantes de documentos longos, economizando tempo e reduzindo erros.

Por fim, o grande desafio agora é garantir que toda essa evolução aconteça de forma responsável, afinal estamos falando de um dos setores mais relevantes e sensíveis de todos os países. Com governança adequada, atenção à ética e foco no cliente, os bancos têm a chance de transformar não apenas seus processos, mas a própria relação com a sociedade.

O futuro da IA nos bancos já começou, e ele é promissor!

Fernando Wolff, CEO e Sócio-fundador da Tech4Humans.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.