A IBM Brasil e a Audare, parceiro de negócios IBM com forte presença na região Sul, assinaram contrato para a oferta de software da linha Rational via SaaS (Software as a Service). Essa é a primeira vez que a IBM lança no Brasil o modelo pago por uso temporário dessa linha de software. Inicialmente a oferta está em vigor no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que são foco da estratégia da expansão regional da companhia.
Com essa iniciativa, a Audare passa a apresentar ofertas de valor nas áreas de Testing as a Service, Security as a Service e Portfolio Management as a Service. O cliente assina uma proposta de serviços específicos para ele e a distribuidora coloca à disposição os produtos na nuvem, com um contrato de parceria com a IBM.
"Os clientes que optarem por este modelo ganharão tempo para focarem em seu core business, sem precisar dedicar recursos, tempo e dinheiro para a compra de software e hardware", explica Pedro Britto, gerente de Software Rational da IBM Brasil. "Além disso, o cliente evita gastos com manutenção e desenvolvimento, já que poderá pagar pelo serviço oferecido pelo parceiro em um projeto no qual os produtos de Rational ficam na nuvem", complementa.
A redução de custo também é uma vantagem. "A empresa terá um custo menor e, além disso, seus projetos chegarão ao mercado mais rapidamente, com qualidade e baixo risco", conta José Peña, gerente de Desenvolvimento de negócios da IBM para América latina.
O novo acordo segue os moldes da oferta das ferramentas de colaboração social da linha Lotus da IBM que já são disponibilizadas via SaaS. O modelo SaaS flexibiliza as opções de aquisição de licenças da companhia, apresentando uma proposta de valor com serviços para as necessidades dos clientes e não apenas produtos de software.
- Cloud computing