Prazo de validade de certificado digital sobe para cinco anos

0

O prazo de validade do certificado digital emitidos pelas Autoridades Certificadoras (ACs) de primeiro e segundo níveis fez parte da pauta da reunião do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CGICP-Brasil).
Os participantes do encontro realizado na quinta-feira, 5, e sediado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), decidiram estender para até cinco anos a de validade do certificado digital.
Trata-se do mesmo prazo do certificado digital da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) e dos certificados digitais tipos A3, T3 e S3.
Outro ponto importante deste encontro foi a regulamentação do certificado de atributos pelo CGICP-Brasil. O modelo aprovado não cria uma estrutura formada por autoridades de atributo.
Os atributos terão validade jurídica quando assinados com um certificado digital da ICP-Brasil de propriedade da entidade que conceda determinado atributo.
Na avaliação de Maurício Coelho, diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, a decisão foi acertada ao não trazer novos custos para as entidades que emitem atributos.
“A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, não pode estar submissa a uma autoridade de atributo para deliberar se determinado profissional faz ou não parte do seu quadro de advogados. No entanto, em posse de seu certificado digital, ela deverá assinar digitalmente a emissão do atributo vinculado ao certificado digital do interessado, responsabilizando-se pela emissão, data de validade e que efeitos legais  enquanto profissional do Direito tal atributo concederá ao seu proprietário”, diz.
Segundo ele, não será criada uma nova infraestrutura exclusiva para a emissão de certificados de atributos. Além disso, a medida retira da ICP-Brasil a responsabilidade solidária pelas informações contidas no certificado que não podem ser verificadas ou mesmo controladas por terceiros. 
Durante a reunião do CGICP-Brasil foram aprovadas propostas de aprimoramento das normas e procedimentos de segurança no momento da emissão de certificados digitais padrão ICP-Brasil.
Elaboradas por grupo técnico de trabalho do ITI, as propostas ainda necessitam de ajustes por parte dos conselheiros do comitê.
De acordo com a deliberação, durante a convalidação dos dados biográficos do cidadão que solicita seu certificado, o agente de registro deverá solicitar, preferencialmente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e verificar os dados mediante consulta às bases dos órgãos responsáveis pela CNH. Caberá ainda às ACs implementar formas sistematizadas de consulta e validação de um ou mais dados biográficos da cédula de identidade apresentada pelo requerente, baseando-se nas normas e regras dos órgãos emissores do documento de identidade.
A revisão do padrão de assinatura digital e a auditoria no ambiente de contingência da AC-Raiz também fizeram parte da pauta da reunião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.