Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) OSG Sul Americana reduz custos e garante maior agilidade operacional com virtualização

OSG Sul Americana reduz custos e garante maior agilidade operacional com virtualização

0
Publicidade

Focada em reduzir custos operacionais e alavancar os negócios, a fabricante de ferramentas de corte OSG Sul Americana viu-se frente a uma série de desafios para atingir tais metas. Seu parque de computadores com vida útil próxima do fim; data center já defasado; garantias estendidas dos fabricantes dos PCs e servidores utilizados na empresa expirando em poucos meses, além do início de um processo de integração de dispositivos móveis na corporação.

Foi então que, no início do ano passado, a companhia investiu R$ 700 mil em um projeto de modernização de seu ambiente de TI, desenhado em parceria com a integradora LCS. Metade já concluído, o projeto contemplou a adoção de soluções de virtualização, thin clients para os usuários e um novo modelo de data center. A projeção da empresa é de chegar a um modelo totalmente virtual até 2016.

A infraestrutura do data center foi desenhada com soluções da IBM e mais de 50 thin clients NSeries da NComputing.Para o banco de dados foram adquiridos servidores IBM Power, que oferecem uma comprovada combinação de performance e confiabilidade para este tipo de ambiente. Para os servidores virtuais, a solução escolhida foi de servidores System x, padrão rack. Para atender às necessidades de armazenamento de dados comuns aos dois ambientes, o sistema de armazenamento Storwize V7000 trouxe uma plataforma extremamente amigável e flexível.

“Desde o início do projeto, já considerávamos um ambiente virtualizado, por suas inúmeras vantagens, tais como facilidade no gerenciamento, trocas e manutenções remotas mais rápidas, além de a possibilidade de inserirmos sessões remotas para usuários de tablets, e até mesmo smartphones, da empresa”, explica Paulo Bergamini, CIO da OSG Sul Americana.

Segundo ele, muitos benefícios já podem ser contabilizados. Dentre eles, está a redução do valor da conta de energia elétrica, em 35%. “A OSG Sul Americana chegou a ter mais de 30 fontes de 450 watts rodando no data center. Hoje, ocupando um espaço menor e precisando de menos refrigeração, são apenas 12 fontes gerando calor e consumindo energia”, detalha.

O tempo de backup também teve uma diminuição drástica. Com a redução de 21 servidores para apenas seis, o processo de backup que já chegou a levar 18 horas, hoje é feito em apenas três. Outras vantagens obtidas foram o aumento de performance do banco de dados, além da melhoria da disponibilidade das aplicações por meio da virtualização. “Com o projeto, temos um ambiente com redundância, o que nos permite disponibilidade, além de maior agilidade para a recuperação de desastres”, acrescenta o executivo.

Fundada em 1938, no Japão, a OSG Sul Americana chegou ao Brasil em 1974. Com um parque industrial de 100 metros quadrados de área está estabelecido na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, a companhia, que fabrica, vende e presta suporte técnico em 25 países, também possui filiais em São José dos Pinhais, no Paraná, e um escritório de vendas em Buenos Aires, na Argentina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile