Publicidade
Início Blogueria As vantagens da nuvem para as Comunicações Unificadas

As vantagens da nuvem para as Comunicações Unificadas

0
Publicidade

É notável que a nuvem, tecnologia que vem renovando sistemas na área de TI, tem se tornado uma grande aliada da vida empresarial. Afinal, o objetivo da comunicação unificada desenvolvida para empresas é integrar várias ferramentas de incremento de produtividade em um único aplicativo com uma interface comum. Com a desoneração do gerenciamento de infraestrutura e o aumento da produtividade, as companhias podem focar em seu principal objetivo: seus produtos. Uma das principais vantagens de uma empresa ter os dados e aplicativos na nuvem é poder acessá-los de qualquer posição geográfica com uma gama imensa de diferentes dispositivos que se conectam à web. Mas este não é o único ganho.

Há vários benefícios em possuir um sistema de comunicação unificada na nuvem, dentre eles destacam-se a não obrigatoriedade de se contratar e manter toda a infraestrutura de hardware e software requerida pelos aplicativos; a consequente diminuição das exigências sobre a área de TI da empresa; o fato de se ter os aplicativos sempre atualizados e imunes a ataques de hackers; o acesso amplo às informações de qualquer lugar com qualquer dispositivo com acesso à web; uma única interface para todos os usuários da companhia e, principalmente, um único endereço de acesso do usuário. Enfim, a comunicação unificada oferece, dessa forma, um ambiente para um grande aumento de produtividade.

Equipamentos

Quando se vai à nuvem, não é necessário mais se preocupar com recursos técnicos, infraestrutura, software, gastos com energia, espaço físico, condicionamento ou calefação, por exemplo. Mas a empresa responsável pelos serviços de, por exemplo, Comunicações Unificadas, precisa oferecer condições para a rede atender às funcionalidades, então, é necessário dispor de servidores, switches e routers, equipamentos de armazenamento (storage), licenciamento de software etc. Os principais softwares requeridos pela nuvem são sistemas operacionais, virtualizadores (também chamados de hipervisores) e gerenciamento de carga, software, hardware, distribuição de carga e gerenciamento de desastre na instalação, conhecido por farm. Estes softwares são hoje de altíssima qualidade e versatilidade, proporcionando ao provedor de serviços na nuvem ferramentas de alto nível para garantir a integridade dos seus serviços. Assim, a empresa contratante dos serviços não precisa se preocupar com a obtenção e gerenciamento da plataforma de hardware e software.

O ponto mais importante a ser considerado nessa transição é que os dados podem ser armazenados em servidores de altíssima confiabilidade e com redundância geográfica para garantir a sua integridade. Com essa desoneração de encargos para as empresas, há a conquista de aumento de produtividade, alcançada também com a garantia de integridade dos dados sensíveis e acessibilidade a qualquer usuário final de qualquer lugar e a qualquer hora com qualquer ferramenta.

Inovações

Os serviços de nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com qualquer dispositivo com acesso à web, como smartphones, tablets, notebooks, e-readers, desktops etc; de qualquer lugar como aeroportos, centros empresarias, hotéis, sua própria casa; através de conexões do tipo Wi-Fi, 3G/4G, Ethernet, ADSL etc.

A nuvem também é um primeiro passo para generalização de companhias sem escritórios-sede (officeless), uma empresa com home-office completo, onde as reuniões em grupo e apresentações serão feitas pela nuvem com recursos de videoconferência, compartilhamento de tela (desktop sharing), e tudo o mais que a tecnologia poderá oferecer, no futuro.

Há outros pontos de vista a serem considerados quando se vai à nuvem, inclusive jurídicos ou constitucionais, como, por exemplo, um governo proibir o armazenamento de dados de companhias nacionais em servidores estrangeiros. A nuvem agora passa a armazenar várias informações sigilosas, como dados pessoais, dados financeiros e estratégias vitais das companhias que dela se utilizam e as consequências jurídicas não podem ser ignoradas.

Wagner Perlino, sales engineer da Mitel

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile