Eficiência energética: para quê e como obtê-la?

0

A física define energia (seja eólica, térmica, solar, hídrica, entre outras) como a capacidade que um corpo ou substância tem de realizar trabalho. Por isso, ela é a força motriz que possibilita a realização de algum tipo de movimento nosso ou de nossas máquinas. Devido ao custo de geração de energia elétrica elevada e pelo fato da matéria-prima para sua obtenção não ser inesgotável, o seu consumo precisa ser moderado ou até reduzido. É o caso, por exemplo, de um único Data Center que pode consumir uma quantidade de energia equivalente a milhares de residências!

Na atual conjuntura econômica, onde empresas e indústrias buscam redução de custos e mais competitividade, cada Watt poupado é precioso. Ainda, existe a crescente consciência sobre a redução do consumo de recursos naturais e um maior envolvimento com a sustentabilidade do planeta. Então, traçar um plano de eficiência energética é um passo importante e estratégico.

O Data Center utiliza energia elétrica para realizar o processamento e armazenamento das informações. O consumo de energia dos servidores chega a comprometer, em média, entre 50% e 60% do consumo total de energia.  Os demais gastos são provenientes dos equipamentos de infraestrutura como Ar Condicionado, UPS, transformadores e outros dispositivos elétricos. Por isso, vale focar essa análise nessa infraestrutura, que é tão importante para as operações de diversos negócios em todo o mundo. Para diminuir essa demanda e o comprometimento de uma verba tão relevante, é importante investir em alternativas existentes no mercado que melhoram o desempenho com o menor gasto de energia possível.

A busca pela economia deve iniciar-se ainda na fase de projeto do Data Center. Há sempre espaço para reduzir o consumo de energia em cada sistema que o compõe. A localização física, por exemplo, pode propiciar maior ou menor consumo energético devido às condições climáticas da região. A arquitetura do edifício e os materiais empregados na construção também tem impacto significativo no consumo energético. Nos servidores, podemos optar por modelos de última geração com múltiplos núcleos, arquitetura  moderna e virtualização das aplicações. No sistema elétrico, a escolha criteriosa da topologia e dos equipamentos de acordo com sua natureza (cabos, transformadores, UPS, etc) pode proporcionar uma diminuição do consumo energético. Outro sistema de relevante importância é o de refrigeração – grande vilão de energia -, no qual a escolha dos equipamentos deve ser muito bem ajustada à realidade do projeto, considerando a localidade e outras variáveis.

Parece óbvio que para obter os benefícios basta realizar um bom projeto e adotar os melhores materiais e os equipamentos mais eficientes. Porém, isso não costuma acontecer, infelizmente. Num primeiro momento, a maioria das empresas olha somente para o custo do investimento inicial (Capex), mas a grande sacada está em calcular o retorno sobre investimento (ROI) a longo prazo incluindo também os custos operacionais (Opex). A diferença de preço (materiais e equipamentos mais econômicos tendem a ter preços mais elevados) é recuperada pela economia gerada em médio ou longo prazo.

Outras alternativas podem ser adotadas após a construção do Data Center, como a manutenção do equilíbrio dinâmico do sistema de ar condicionado e a equalização das cargas, entre outros. Para isso, é recomendado um plano de uma manutenção especializado. Um sistema de gerenciamento do consumo do datacenter (DCIM) pode fornecer indicações de pontos a melhorar de forma continua.

Um Data Center é uma infraestrutura complexa e que requer elevados investimentos. Por isso, otimizá-los de forma estratégica e consciente é vital para o sucesso das operações em todos os sentidos. Quando bem elaborada cada etapa de sua construção – desde a energia incorporada até a verificação especializada da operação –, pode garantir a eficiência de todo o conjunto.

Luiz Cristiano Soares, gerente de engenharia na Aceco TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.