FGV Conhecimento divulga 2ª fase da pesquisa sobre Inteligência Internacional no judiciário

0

O Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento publicou relatório da 2ª fase da pesquisa sobre Inteligência Artificial (IA) nos tribunais brasileiros: "Tecnologias Aplicadas à Gestão de Conflitos no Poder Judiciário com ênfase no uso da Inteligência Artificial". O levantamento, orientado pelo coordenador do Centro, ministro Luis Felipe Salomão, fez uma análise quantitativa e qualitativa do uso da IA no Judiciário e detectou que 44 tribunais, mais o Conselho Nacional de Justiça, utilizam esta tecnologia para alguma atividade.

A utilização da IA, de acordo com o estudo, tem uma importância significativa no contexto brasileiro, especialmente em relação à necessidade de racionalizar os recursos, bem como a judicialização expressiva refletida em mais de 75 milhões de processos em tramitação, segundo as informações do Relatório Justiça em Números 2021.

A 2ª fase da pesquisa contou com um formulário mais detalhado em relação à primeira etapa e propôs 40 perguntas com o intuito de mapear informações gerais sobre a IA e sobre a equipe responsável, os aspectos técnicos da tecnologia, os resultados auferidos com o emprego da IA e os prognósticos para os próximos anos.

"Este estudo tem grande relevância tanto para as instituições judiciárias quanto para o setor público em geral, uma vez que a progressão da inovação nesta seara gera impactos desde o aperfeiçoamento dos serviços prestados até questões como acessibilidade, segurança da informação e privacidade. O Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Poder Judiciário, por meio de sua rede de pesquisa interinstitucional, espera que este relatório contribua com a promoção de conhecimento multidisciplinar sobre a utilização da tecnologia pela Justiça brasileira", disse o ministro Salomão.

A pesquisa teve a cooperação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio do Laboratório de Inteligência Artificial.

IA FORUM

A 1ª edição do IA FORUM acontece de forma virtual, nas manhãs dos dias 26 e 27 de julho, e vai discutir temas sobre regulação, digital ethics – a nova fronteira regulatória, desafios do desenvolvimento tecnológico, uso de IA na saúde, em finanças, varejo e comércio eletrônico, atendimento ao consumidor e segurança cibernética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.