O Banco Central confirmou nesta segunda-feira, 11, em sua página da internet (www.bcb.gov.br), que o uso de meios eletrônicos de pagamento tem tido evolução contínua no país, e cresceu 53,4% nos últimos cinco anos. Segundo o levantamento, a expansão foi de 9,4% em 2007 na comparação com o ano anterior.
A informação consta do Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo – Adendo Estatístico 2007, que engloba todas as pesquisas realizadas pelo BC no período de 2002 a 2007. Para acessar o serviço basta acrescentar (…/htms/SPB/Diagnostico-adendo-2007.pdf) ao endereço eletrônico do banco.
A estatística considera todos os meios eletrônicos de pagamento, de boletos de cobrança pagos em caixas de auto-atendimento a transferências de crédito, débitos em conta e movimentações por cartão de crédito e de débito.
O Adendo Estatístico 2007 comprova a tendência de redução do uso de cheques no país, com queda de 36,8% de 2002 para cá. Em contrapartida, houve aceleração de 38% no uso e cartões de crédito e de 31,4% na utilização de cartões de débito.
Com informações da Agência Brasil.