O presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, participou de debate no Congresso ABTA 2011 nesta quinta-feira, 11, e chamou a atenção para o "empoderamento" dos jovens da classe média brasileira, um fato importante sobretudo no que diz respeito ao consumo de telecomunicações nos lares da classe C, que hoje representa 53,9% da população brasileira. "Na classe C, 68% dos jovens estudaram mais do que os seus pais, contra 10% na classe A", diz Meirelles. O aumento da escolaridade justifica o galopante consumo de tecnologia nos domicílios da classe C. Hoje, os computadores estão presentes em 66,08% dos lares de classe C, sendo que 56% deles já têm acesso à Internet. A banda larga também se populariza e as classes C, D e E juntas respondem 55% desse mercado. Em 2010, estes internautas emergentes foram responsáveis por uma massa de renda de R$ 378 bilhões.
Na telefonia móvel, as classes C, D e E têm presenças significativas: 60% do mercado de pós-pagos e quase 87% do mercado de pré-pagos. "O jovem da classe média brasileira é o novo formador de opinião, é preciso estar atento a isso", sugeriu Meirelles. A pesquisa que ele apresentou mostra que para cada R$ 100 que os pais colocam em casa na classe C, os filhos colocam R$ 53. Na classe A, a proporção cai de R$ 100 para R$ 11.
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