Google lidera novo consórcio para construir cabo submarino entre costa oeste dos EUA e Japão

0
10

O Google anunciou nesta segunda-feira, 11, que está se juntando a um consórcio formado por mais cinco empresas para construir um novo cabo submarino, cuja extensão não foi divulgada, que vai ligar o Japão à costa oeste dos EUA — incluindo Los Angeles, San Francisco, Portland e Seattle.

Segundo informações do blog de tecnologia TechCrunch, a japonesa NEC fornecerá o sistema para a construção do cabo que contará com velocidades iniciais de até 60 Tbps (terabytes por segundo) e custará US$ 300 milhões. Outros membros do consórcio incluem a China Mobile International, China Telecom Global, Transit, KDDI e Vodafone.

De acordo com o vice-presidente de operações do Google Urs Hölzle, a empresa está fazendo este investimento para "garantir que seus produtos sejam rápidos e confiáveis, o que exige uma grande infraestrutura de rede, seja para os mais de um bilhão de usuários do Android ou desenvolvedores de produtos para o Google Cloud Platform".

Esta não é a primeira vez que o Google está investindo em um cabo submarino. Em 2008, ele se juntou a um consórcio muito semelhante no financiamento de outro cabo submarino com velocidade de 3,3 Tbps que também liga os EUA ao Japão.

Deixe seu comentário