Publicidade
Início Serviços Case Londrina aprimora gestão pública disponibilizando dados para consulta da população

Londrina aprimora gestão pública disponibilizando dados para consulta da população

0
Publicidade

Pensando em melhorar o atendimento ao cidadão e agilizar processos públicos, a prefeitura de Londrina, a segunda maior cidade do estado do Paraná, com mais de meio milhão de habitantes, está disponibilizando a população, através das aplicações SIGLON, EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e Zoneamento Fácil, informações sociais, loteamento urbano, solicitações de obras, e no futuro informações de transporte público, para consulta em tempo real, em qualquer tipo de dispositivo, desktop ou mobile.

Utilizando a Plataforma ArcGIS, tecnologia distribuída no Brasil pela Imagem, para a espacialização das informaçõe e treinamento para os gestores, a prefeitura de Londrina vem conseguindo unificar no seu site oficial todos os dados referentes a: zoneamento de terrenos; iluminação pública; percurso de rios e afluentes do município; relevo da cidade; locais de escolas, hospitais e serviços sociais, e até para votação, entre diversos outros. Com acesso facilitado, bastando ao cidadão digitar o endereço de interesse para consulta.

“O objetivo desse projeto é aprimorar o atendimento à população, que não precisa mais ir à prefeitura para checar, por exemplo, os status do andamento dos processo de EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança e do zoneamento para aquisições de terrenos e implantações de empresas, e também acompanhar a construção e manutenção de patrimônios públicos, como postes, prontos socorros, entre outros tantos. Tudo via internet”, afirma Adilson Nalin Luiz, geógrafo da prefeitura de Londrina e coordenador do projeto. “A iniciativa teve grande apoio do atual prefeito Alexandre Lopes Kireeff e do secretário de planejamento Daniel Antônio Pelisson, para disponibilizar todos os dados de forma transparente, atualizada e ágil para quem necessitar. É a prefeitura desburocratizando a informação”, completa.

Entre os benefícios para a população, além do acesso fácil às informações socioeconômicas e ambientais da cidade, a tecnologia possibilita realizar consultas prévias sobre a situação de regularização de terrenos, mudanças no perímetro urbano (criação de novas ruas e loteamentos, expansão de bairros, etc.), sendo possível visualizá-las em um mapa de fácil compreensão. Enquanto que, para a prefeitura, a tecnologia permite identificar e fiscalizar, por imagens de satélite, obras e lotes irregulares, residências em débito com o IPTU e aquelas que nem aparecem nos relatórios de urbanização.

“O projeto está em implantação. Precisamos ainda integrar dados de todas as secretarias, o que leva tempo devido à quantidade e à dificuldade em colocar tudo de maneira padronizada no sistema. Mas já pudemos observar algumas melhorias no modo de prover mais informações à população, por meio das aplicações, e em operações em campo, como a identificação, por imagens de satélite, de terrenos e lotes urbanos em situação irregular. Esses procedimentos facilitam a gestão do município e o contato com o cidadão, tanto que quando realizamos alguma manutenção no sistema, imediatamente já recebemos ligações no mesmo instante, ou seja, as aplicações estão sendo utilizadas”, aponta.

O objetivo da prefeitura agora é integrar todas as aplicações no mesmo ambiente, o SIGLON. “Desta forma, vamos facilitar ainda mais o acesso aos dados, pois tudo estará no mesmo lugar, disponível para consulta”, diz o geógrafo. E embora o processo ainda esteja em andamento, as expectativas da prefeitura de Londrina são altas, onde espera-se num futuro próximo, um mínimo de 20 mil visitas por mês ao sistema. “O surpreendente dessa iniciativa é que ela nunca vai parar, o processo de coleta de dados pelas secretarias, os estudos de perímetro urbano e o desenvolvimento da cidade é ad eternum, ou seja, usaremos as aplicações por toda vida para saber o que está acontecendo no nosso município”, finaliza Nalin.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile