O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba anunciou nesta quinta-feira, 11, que vai intensificar os investimentos depois de divulgar os resultados financeiros do segundo trimestre deste ano melhor do que o esperado. Embora seu lucro líquido tenha caído de 30,84 bilhões de yuans (equivalente a US$ 4,65 bilhões) uma ano antes para 7,55 bilhões de yuans (US$ 1,14 bilhão), a receita cresceu 59% no período, para 32,15 bilhões de yuans (US$ 4,84 bilhões) contra de 20,25 bilhões de yuans um ano antes. A receita do marketplace na China, incluindo os sites Taobao e Tmall, subiu 49% na comparação com igual trimestre do ano anterior.
O relatório de resultados informa que a queda acentuada no lucro líquido deveu-se a um ganho de investimento no mesmo trimestre do ano anterior relacionado à Alibaba Pictures, braço de produção de filmes da empresa. Excluindo certos itens, o Alibaba disse que o ganho ajustado por ação foi de 4,90 yuans (US$ 0,74), acima dos 4,17 yuans por ação estimados por analistas da Thomson Reuters.
Apesar dos receios de uma desaceleração econômica na China, o gigante chinês do e-commerce tem registrado um aumento nas vendas e no número de usuários, bem como o rápido crescimento em seus negócios de computação em nuvem. "Este crescimento pode ter surpreendido muitos, dado os ventos econômicos contrários", disse o vice-presidente executivo do Alibaba, Joe Tsai, em uma teleconferência após a divulgação dos resultados.
Os resultados financeiros trimestrais da companhia também mostram perdas em alguns investimentos mais recentes, como o seu serviço de entrega de refeições e a filial logística. Alibaba também tem enfrentado a concorrência de e-commerces menores, como a JD.com, também continua a trabalhar no combate à produtos falsificados vendidos nos sites e a monitorar transações fraudulentas em suas plataformas online.
Entre as cinco novas áreas de atuação do Alibaba, o negócio de computação em nuvem se destacou. A empresa disse que a receita com negócios de cloud aumentou 156% ano sobre ano, para US$ 187 milhões, elevando o total de clientes pagantes. A divisão AliCloud está competindo em uma arena dominado por marcas norte-americanas, como a Amazon Web Services e a Microsoft Azure.
No trimestre, o Alibaba diz ter atingido a marca de 434 milhões de compradores ativos, que fazem um ou mais pedidos em suas plataformas durante o ano, um aumento de 18% ante 2015. O número de usuários ativos mensais móveis aumentou 39%, para 427 milhões, fazendo com que a receita móvel mais que dobrasse, totalizando 17,5 bilhões de yuans (US$ 2,6 bilhões).
"Alcançamos um marco importante neste trimestre ao atingir, pela primeira vez, uma maior monetização de usuários móveis do que de usuários desktops", disse Wu na teleconferência com analistas.