Publicidade
Início Blogueria 6 práticas de boa governança para facilitar a transformação digital

6 práticas de boa governança para facilitar a transformação digital

0
Publicidade

A utilização da tecnologia dentro do mundo corporativo trouxe muitas vantagens às organizações, mas também fez com que alguns modelos de negócios fossem modificados, como, por exemplo, a forma de interagir com seus clientes e como são executadas todas as etapas que envolvem a gestão empresarial em sua totalidade.  

Nesse sentido, a governança demonstra um papel fundamental para as organizações e se torna indispensável para que se conquiste bons resultados e visibilidade no mercado, principalmente agora, na era digital. Portanto, é possível afirmar que investir em soluções tecnológicas permite uma maior liberdade estratégica para lideranças e colaboradores, em prol de melhores hábitos de gestão, potencializando as chances de sucesso do negócio, a médio e logo prazo.  

Porém, para que esse momento de transição ao digital aconteça sem maiores resistências e uma boa aderência entre os departamentos, é preciso adotar uma série de medidas que vão desde diagnósticos assertivos à adoção da ferramenta mais adequada.  

No intuito de entender a dimensão e o impacto de se introduzir ações pontuais, sob o pretexto de maximizar a presença da máquina no cotidiano operacional, deve-se colocar à mesa uma série de medidas altamente recomendadas.   

  1. Alinhamento de objetivos 

Primeiro, é importante analisar quais são as necessidades e objetivos da empresa. Com isso, possibilita-se uma análise precisa de quais soluções tecnológicas podem funcionar melhor para a companhia em questão. Ter em mente o que uma empresa precisa é um fator decisivo para o suporte nas tomadas de decisões e também na redução de gastos com alternativas desnecessárias, além de resolver todas as demandas pendentes e alavancar os resultados do negócio.  

  1. Opte pela criação de metas 

Definir metas é outro passo importante para uma organização que deseja amadurecer seus níveis de inovação. Para que a implementação da ferramenta escolhida seja bem-sucedida, os colaboradores precisam saber exatamente como e onde deverão atuar, dessa vez, sob um viés muito mais estratégico. Através das metas, as equipes terão condições de avaliar seus respectivos desempenhos, criando um background que estimule a produtividade.   

  1. Ferramentas tecnológicas 

O uso de ferramentas tecnológicas traz maior facilidade e agilidade para a execução de tarefas, isso é fato. Por meio de plataformas robustas e abrangentes, o gestor terá condições de diminuir a ocorrência de erros processuais, atividades exaustivas e repetitivas, além de diminuir custos e aumentar a performance dos setores.   

  1. Estratégias de comunicação 

A comunicação interna é a grande responsável por alinhar valores, objetivos e metas da empresa. Por isso, deve apresentar, invariavelmente, um estigma prioritário. A empresa tem como missão principal estabelecer canais eficientes de comunicação, para evitar ruídos entre a transmissão de informações dentro da governança.  

O diálogo entre os funcionários contribui para um clima organizacional harmonioso e receptivo a novidades, proporcionando um salto no engajamento – que por sua vez, culmina em um senso de coletividade extremamente benéfico.   

  1. Soluções de segurança 

Os escritórios corporativos podem sofrer com situações ilícitas no ambiente virtual, infelizmente, essa é uma realidade bastante atual. Em decorrência desses frequentes ataques, a segurança surge como um diferencial inegociável. Transmite confiança aos clientes, faz com que os gestores se sintam mais seguros em relação às informações armazenadas e movimentadas, bem como colocam o negócio em plena harmonia legal.  

  1. Treinamento de equipe  

O treinamento de equipe é um ponto crítico para manter o time alinhado e preparado para a chegada de novas soluções tecnológicas. Para se ter bons resultados, é preciso que todos os colaboradores saibam como utilizar corretamente as funcionalidades disponíveis no sistema integrado, além de entender, na prática, como suas vantagens contribuirão para o sucesso de toda a empresa.  

Por fim, concluindo o artigo, se manter atualizado é fundamental para que a organização esteja sempre à frente e se saia melhor que a concorrência. Com boas práticas de governança encabeçando o uso de tecnologias promissoras, seu negócio terá condições de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.   

Fernando Brolo, sócio e Conselheiro na Logithink IT. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile