A Fournet Wireless Technology está lançando um novo provedor de internet via wireless, a Raicom (Rede Associada de Internet e Comunicação).
A empresa nasceu com a aquisição da ComDominio, operação de acesso à internet banda larga, e já conta com uma carteira de cerca de 4 mil clientes em 30 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Fournet está investindo US$ 2 milhões na rede, sendo 30% na modernização da infra-estrutura herdada.
De acordo com Douglas da Silveira Dias, diretor de marketing da Fournet, a empresa conta com 200 pontos de presença (POPs). ?A meta é ampliarmos essa rede em 30% dentro das regiões atendidas e ir para 10 novas cidades do interior de São Paulo, como Rio Claro, Limeira e São José do Rio Preto", diz o executivo.
Nos 200 pontos de presença, 30 pontos principais são interligados via tecnologia pré-WiMAX, de 5,8 GHz e 54 Mbit/s, os demais terão cobertura IEEE 802.11a. A última milha utilizará a tecnologia wireless mesh, com chaves de autenticação e criptografia de 64 bits para garantir a segurança dos dados. Os serviços oferecidos pela empresa serão a conectividade IP via VPN e internet banda larga.
A partir de parcerias com outros provedores, como a Hip Telecom, a Raicom vai oferecer também serviços de VoIP. Outros projetos da companhia incluem o oferecimento de webconferência e transferência eletrônica. Segundo Dias, a meta de faturamento da Raicom para este ano é de R$ 2 milhões.
A Fournet Wireless Technology implanta redes wireless e tem como clientes empresas como a Petrobrás, Grupo Votorantin, Banco Safra, Rede Estanplaza de Hotéis, GM do Brasil, CUT, Universidade São Camilo e Hospital Sírio Libanês