Tata se une à universidade para formar profissionais em TI

0

A Tata Consultancy Services (TCS) Brasil, braço de tecnologia da informação do Grupo TATA, fechou parceria para um programa de capacitação com sete instituições de ensino. O acordo vai beneficiar mais de 300 alunos de tecnologia que serão absorvidos pela empresa ao longo dos próximos seis meses.

A prestadora de serviços já selecionou 165 estudantes em 2006 e sua meta para os próximos três anos é a contratação anual de 400 jovens que passarem por esse programa.

Na cidade de São Paulo, os acordos foram firmados com a Universidade Anhembi-Morumbi, Fundação Bradesco, FASP (Faculdades Associadas de São Paulo), Impacta Tecnologia e Faculdade IBTA. Ainda participam do projeto a UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) e a Anhanguera Educacional, entidade mantenedora de cinco universidades na região de Campinas.

No Brasil, o programa seguirá as diretrizes do Academic Interface Program (AIP), adaptado ao mercado local. O AIP foi criado há três anos pela matriz da empresa na Índia. Só no ano passado, foram realizados mais de 25 encontros com o meio acadêmico para apresentação do programa pedagógico, dos quais participaram cerca de 700 professores de 90 instituições.

Caberá à TCS Brasil certificar os professores das instituições, assim como acompanhar a dinâmica dos cursos, que serão direcionados para algumas das práticas mais exigidas pelo mercado, incluindo Engenharia de Software e Processos de Qualidade. Além disso, ao longo do programa os alunos terão palestras ministradas por consultores da TCS.

?Este é o primeiro passo de projeto muito importante para a TCS Brasil. De um lado temos um mercado altamente demandante e que hoje desperdiça inúmeras oportunidades. De outro, temos uma massa de jovens que necessita de uma formação adequada com a realidade desse mercado. Mais do que contratar estagiários, queremos dar nossa contribuição para ajudar a resolver um problema de cunho social, que é a falta de qualificação desses jovens. E para isso vamos participar dessa formação junto com a escola, transferindo conteúdo por meio de nossos consultores e ajudando a gerir o curso?, explica Sérgio Rodrigues, Presidente da TCS Brasil.

Poderão participar do processo estudantes a partir do 4.º semestre de cursos em tecnologia da informação ou áreas correlatas. Para os cursos de curta duração (2 anos) os alunos a partir do 2º semestre também podem participar. O formato dos cursos está sendo definido com cada universidade, de forma que não conflite com o calendário oficial do curso. A carga horária inicial será em torno de 100 horas, podendo variar de acordo com o conteúdo aplicado. Após essa etapa inicial, o estudante será contratado como estagiário da TCS e receberá a formação específica em ferramentas e plataformas nas quais irá se especializar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.