Poli/USP cria sistema de realidade virtual para condutores de trens

0

Os condutores de trens já podem contar com um ambiente virtual para treinamento baseado em um sistema de realidade virtual. A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) está oferecendo as empresas nacionais a transferência de capacitação no desenvolvimento de centros de realidade virtual para treinamento de condutores, por meio de projetos multidisciplinares na área de segurança metroferroviária.

De acordo com o professor Roberto Spinola Barbosa, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP, a tecnologia de realidade virtual é uma importante ferramenta para treinamento, assim como para avaliar novos trens e linhas, antes mesmo das composições serem adquiridas. "O conhecimento atual permite ensaiar exaustivamente o material rodante e a instalação fixa, os sistemas de controle, enfim?, afirma.

O professor diz que a capacitação brasileira na área ferroviária está no mesmo nível de países da Europa, Estados Unidos e Japão, além de as malhas serem bastante complexas, exigindo um aparato de controles que vão da inspeção da via férrea ao treinamento de condutores e de controladores. ?A gestão desse sistema é organizada e conferida a fim de garantir a total segurança do complexo. O centro de controle operacional (CCO) utiliza softwares que monitoram o movimento dos trens na via, liberando ou restringindo a passagem deles. E esses programas são concebidos de forma a trabalhar com redundância nas informações coletadas, com o objetivo de revisar e assegurar o monitoramento de toda a via", esclarece Spinola.

A vantagem do treinamento por meio de sistemas de realidade virtual, segundo ele, é que o condutor de trem pode simular o ambiente real em que trabalha, semelhantes aos simuladores de vôo utilizados por pilotos em treinamentos aéreo e espacial. Spinola diz que no Brasil a Companhia Vale do Rio Doce e a MRS Logística já se utilizam da tecnologia, porém, com softwares importados. "A Poli/USP tem capacitação no desenvolvimento de realidade virtual para treinamento de condutores e pode transferir esse conhecimento para as empresas nacionais", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.