Até esta quarta-feira, 10, 8.459 usuários de telefones fixos e móveis haviam solicitado portabilidade, conforme a ABR Telecom, empresa que administra a portabilidade numérica, desde o início do serviço em 1º de setembro. Entretanto, até esta quinta-feira,11, somente 1.865 transferências de número de telefones tinham sido efetivadas, ou seja, menos de 22% das solicitações de troca de operadora. Esse quadro levou, inclusive, a Anatel a cobrar mais rigidez da ABR Telecom com as operadoras.
De acordo com a base de dados de referência (BDR) da ABR Telecom, do total de transferências efetivadas, 1.396 foram de usuários de telefones móveis e 469 de usuários de fixos.
As migrações de usuários entre operadoras vêm ocorrendo conforme agendamentos iniciados desde o primeiro dia de implantação do processo, explica José Moreira, presidente executivo da ABR Telecom. Ele ressalta que a partir do momento em que o usuário solicita a efetivação do processo, a portabilidade deve ocorrer em até cinco dias úteis, o que, segundo, relatos de usuários, não vem ocorrendo.