A TAM será a primeira companhia aérea nas Américas a oferecer telefonia celular como serviço de bordo nas aeronaves Airbus A320. Os equipamentos serão fornecidos pela OnAir e o sistema está previsto para começar a funcionar no segundo semestre de 2009.
O início das operações, porém, dependerá da aprovação do serviço pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Anatel, bem como a adaptação da legislação que apenas autoriza uso de telefone celular quando o avião está em terra e as portas estão abertas.
O presidente da OnAir, Benoit Debains, ressaltou o pioneirismo da companhia aérea brasileira na adoção deste sistema de comunicação a bordo. "Estamos muito satisfeitos pelo fato de a TAM, uma das líderes em inovação nos serviços de bordo e a maior companhia aérea da América do Sul, ter optado pela OnAir para oferecer esse benefício adicional aos os seus passageiros", disse ele.
O sistema da OnAir foi certificado pela Agência Européia de Segurança Aérea (Easa, na sigla em inglês), e seu uso foi recentemente regulamentado pela União Européia. O mecanismo, segundo Debains, garante total segurança para os passageiros, uma vez que evita que os sinais do dispositivo cause interferências nos comandos do avião. Além disso, em caso de necessidade, o sistema pode ser interrompido a qualquer momento. A empresa escolheu a OnAir sistema após dois anos de avaliação de soluções de conectividade disponíveis no mercado.