Os 5.306 municípios brasileiros já receberam ao menos um kit telecentro – que contém dez computadores ligados à internet de alta velocidade totalmente aberto e gratuito para a população. Apenas 258 cidades não se cadastraram, mas elas ainda têm tempo para se inscrever. O Ministério das Comunicações investiu R$ 134 milhões no projeto de inclusão digital, considerado um dos maiores do mundo.
Nos telecentros, as comunidades locais poderão usar gratuitamente os equipamentos, acessar a internet, realizar cursos de informática básica e de navegação na web, promover atividades sócio-culturais para mobilização social, divulgar o conhecimento e participar de oficinas de alfabetização digital, entre outras atividades.
A recomendação do ministério é que sejam utilizados, preferencialmente, softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do governo federal. Os kits foram doados às prefeituras, que em contrapartida disponibilizam um espaço com, no mínimo 48 metros, acesso à internet, luz, água potável, sanitários, linha telefônica e acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. Os telecentros ainda contam com no mínimo um assistente técnico e também deve constituir o conselho gestor da unidade.
Para facilitar a instalação e a utilização adequada dos telecentros, estão disponíveis na página do ministério (www.mc.gov.br) os manuais e outras informações sobre o programa. Também está disponível na internet um vídeo explicativo.
O Ministério das Comunicações está telefonando para cada prefeito das 258 cidades que ainda não se cadastraram, para que nenhum município brasileiro fique fora do programa.