O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) pediu, nesta sexta-feira, 11, à Microsoft e ao Yahoo mais explicações sobre seu acordo para venda de publicidade no mercado de buscas. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a parceria antecipou uma grande investigação antitruste nos EUA, o que impossibilita a conclusão do acordo para este ano, como era planejado.
Ambas as empresas se recusaram a declarar quais são as áreas de maior interesse do DOJ. Nina Blackwell, porta-voz do Yahoo, declarou que os executivos do site de buscas já esperavam por medida semelhante, enquanto outros especialistas no assunto esperam que o governo americano amplie ainda mais a investigação.
O acordo não está sob fiscalização tão rigorosa na União Europeia, já que os órgãos reguladores antitruste entenderam que, mesmo com a parceria, eles não atingiriam uma parcela tão significativa do mercado. De acordo com o jornal inglês, é a primeira vez que o governo americano se mostra tão preocupado com alianças entre empresas que não ocupam posições de liderança no mercado.
- Negócio sob análise