A Nokia Siemens Networks, joint venture formada em 2007 para vender equipamentos de rede, confirmou nesta terça-feira, 11, que está em negociações com diversas empresas para vender sua unidade de suporte a sistemas, informa o The Wall Street Journal. Na semana passada, o site da bolsa eletrônica Nasdaq divulgou que fontes ligadas ao assunto revelaram à Dow Jones Newswire que a Ericsson seria a principal interessada na aquisição, porém, o presidente executivo (CEO) da Nokia Siemens, Rajeev Suri, não revelou o nome dos possíveis compradores da unidade.
A venda seria parte da estratégia da empresa de desacelerar segmentos que não fazem parte de seu core business e concentrar o foco na divisão de mobilidade e equipamentos de rede. Segundo Rajeev Suri, a companhia também está avaliando a venda de seu negócio de aplicações.
No ano passado, a Nokia Siemens já havia anunciado um plano de reestruturação, no qual venderia unidades de negócios fora de seu foco estratégico, como áreas não relacionadas à mobilidade, além de ter divulgado que demitiria 17 mil funcionários no mundo todo. Suri revelou ainda nesta terça que a empresa está quase seis meses adiantada em seu plano de reestruturação, mas não comentou quando o exercício será concluído.
A empresa vem buscando melhoria da rentabilidade e geração de caixa e está olhando para um futuro independente, gerando especulações sobre uma oferta pública inicial como uma opção para buscar sua independência. Porém, a questão não foi confirmada por Suri.