Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Oracle anuncia nova versão de banco de dados fornecido na nuvem

Oracle anuncia nova versão de banco de dados fornecido na nuvem

0
Publicidade

A Oracle anunciou oficialmente nesta quarta-feira, 11, a versão 12C do seu banco de dados que será fornecido totalmente na nuvem. O software, segundo a empresa, pode ser cinco vezes mais rápido que os das versões anteriores, devido a um novo recurso incorporado ao produto denominado Multitenant, que permite rodar os aplicativos de forma independente, sem necessidade de qualquer mudança.

Segundo Fernando Lemos, vice-presidente de tecnologia da Oracle para América Latina, pesquisa do Gartner mostra que, em 2015, 70% de todos os aplicativos corporativos serão fornecidos em plataformas de cloud computing, motivo pelo qual a empresa investiu em cerca 2,5 mil profissionais e mais de três mil horas de teste para liberar essa nova versão, que incorpora 500 novas funcionalidades.

De acordo com o executivo, ela foi concebida para incorporar novas demandas de mercado, pois hoje um CIO toma decisões não só com informações internas da empresa, mas interagindo com os clientes e consumidores, como no caso das redes sociais. “Levamos em consideração na arquitetura do banco de dados questões big data e analytics, que trabalham com dados estruturados e não estruturados; alta disponibilidade; velocidade, com adoção de tecnologias in memory; segurança e escalabilidade, entre outras características relevantes”, explica.

Uma delas é o conceito de banco de dados container, que pode rodar até 252 bancos de dados simultaneamente sem que seja preciso aumentar capacidade de memória e storage, graças a um “plugue” que compartilha e maximiza os recursos de hardware.

“A nova arquitetura Multitenant torna ainda mais fácil para os clientes consolidar seus bancos de dados e administrar vários como um só com segurança. Além disso, oferece outras capacidades para cloud computing como provisionamento simplificado, clonagem, e padronização de recursos sem a necessidade de mudanças importantes nos aplicativos”, diz Fabio Rodriguez, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios de Banco de Dados da Oracle para América Latina.

Na questão do armazenamento, o 12C oferece o Automatic Data Optimization, solução que comprime os dados através de um algoritmo inteligente. Ele executa um grau de compressão maior nos os dados que são pouco acessados, liberando os dados mais acessados para consultas mais acessadas, de forma a oferecer economia de espaço e disco e não degrada a performance.

No Brasil, 50 parceiros da empresa já foram treinados para comercializar e dar suporte à versão12C, sendo que a própria Oracle disponibiliza a Migration Factory, consultoria voltada a facilitar a migração das versões anteriores ou de outras plataformas concorrentes.

Rodriguez acrescenta ainda que o novo banco de dados em cloud já roda aplicativos da família Peoplesoft; nos mês que vem vai rodar Business Suíte e J.D. Edwards e até o final do ano Siebel. “Ao mesmo tempo a SAP está homologando seu ERP para oferecer com essa versão aos seus clientes”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile