Publicidade

    Plataforma de mídia social e crowdfunding muda a paisagem urbana de Bogotá

    0
    Publicidade

    Bogotá, capital da Colômbia, é a primeira cidade a executar projeto sob o conceito do My Ideal City, solução de mídia social interativa e plataforma de planejamento urbano criada pela  Prodigy Network, especializada em crowdfunding (financiamento coletivo) imobiliário. Com sede em Nova York (EUA), a empresa conecta uma rede internacional de investidores individuais e institucionais com oportunidades para investir em projetos inspiradores.

    Descrito como “a solução sobre como integrar a tecnologia na definição e financiamento de futuras cidades”, o My Ideal City já captou mais de 3,4 mil ideias de crowdsourcing (informações oriundas de grupos via mídia social) e envolveu 110 mil pessoas do mundo inteiro na comunidade online.

    O modelo recebe inscrição de ideias relacionadas com educação, cultura, ambiente, participação cívica, urbanização, transporte e comércio. Quando escolhidas, as ideias para as cidades são financiadas coletivamente por investidores. Todos os projetos devem contribuir para melhorar a infraestrutura da cidade e criar uma melhor qualidade de vida para os moradores.

    Segundo Rodrigo Nino, CEO e fundador da Prodigy Network, esta é a primeira iniciativa desse tipo na área urbana. “As metas do My Ideal City vão muito além dos limites da cidade de Bogotá e inspiram a discussão global das necessidades e desejos da próxima geração de moradores urbanos, recrutando os principais líderes pensantes da indústria para ajudar a criar e construir a cidade do futuro, construída pelas pessoas de hoje”, diz Nino.

    A arte em grafite para revitalização e embelezamento das ruas, é um dos primeiras projetos a ser executados em Bogotá. A ação originou-se de uma das ideias enviadas, que inspirou um concurso online de fotografias para escolha do grafite favorito para aprimoramento urbano. Posteriormente, o público e o júri do projeto My Ideal City escolheram quatro grafiteiros, para que apresentassem seu trabalho na cidade. A ação teve ajuda dos artistas urbanos Rafael Esquer, do México, El Pez, da Espanha, e DJLu, da Colômbia.

    Outras ideias destacadas para a capital colombiana são o desenvolvimento do aplicativo ideal para Bogotá, com a participação do público na decisão sobre qual o melhor app para os cidadãos da cidade, e o Circo Urbano, projeto que reunirá os melhores artistas de rua para fazer o primeiro circo urbano da capital.

    O curador do My Ideal City Gary Hack, planejador urbano americano responsável pelo plano magistral do World Trade Center e pela recuperação das docas em Manhattan (agora West Side Highway Park), considera a iniciativa do My Ideal City como uma solução ideal para os problemas enfrentados atualmente por cidades em todo o mundo.

    “My Ideal City traz a criatividade das massas, a ingenuidade das multidões e a dedicação da Prodigy Network para criar mudanças, uma cidade de cada vez”, diz Hack.

    Emilio Borrella, CEO da empresa imobiliária BD Promotores Colombia, ressalta que o My Ideal City dá ao cidadão comum uma voz para expressar suas ideias de desenvolvimento urbano com o suporte de especialistas e líderes no assunto.

    A BD Promotores Colombia patrocinou ação de revitalização que, por meio do modelo de financiamento coletivo da Prodigy Network, atraiu 3,5 mil investidores e levantou mais de US$ 240 milhões para financiar o maior arranha-céu da Colômbia, o BD Bacata. Foi neste projeto que nasceram os fundamentos do My Ideal City, segundo a Prodigy Network.

    O projeto My Ideal City foi apresentado recentemente no TED Global em Edinburgh, Escócia, e no Aedes Architecture Forum em Berlim, Alemanha, na exibição “Bottom Up Urbanism to Design the City of the Future” , ou Urbanismo de base para o projeto da cidade do futuro (veja vídeo abaixo.)

    [vimeo 70857495 w=468]

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile