Eleições, ciberataques e segurança online

0

Fraudes online, perda de dados sigilosos, ataque Distributed Denial-of-Service (DDoS) e outras ações de hackers (crackes) são alguns dos termos que representam os temidos ataques cibernéticos, comumente motivados por razões como: manifestações, roubo de informações confidenciais, entre outras. Nesse contexto, os períodos relacionados a grandes eventos são geralmente escolhidos pelos hackers para execução de seus ataques por conta da visibilidade que alcançam. Passada a Copa, período de intensos ataques aos portais e diversos veículos online, ainda em 2014, temos outro acontecimento com grande potencial para ciberataques: as eleições.

Cada vez mais rebuscadas, as ameaças virtuais vão muito além da simples derrubada de páginas – prática muito comum dentre as possibilidades de ataques. Atualmente, os hackers estão cada vez mais especializados e ousados nas interações. Com isso, como saber que proporções podem alcançar? É possível prevenir?

Antes das respostas, é importante termos a dimensão real de um ciberataque. Para isso, basta imaginarmos eleições realizadas por dispositivos eletrônicos em um país onde, por divergência de opinião, um grupo hacker interfira no resultado e em sua divulgação. Isso é possível e quase aconteceu em nosso país! Em outubro de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por situação semelhante, que foi contornada graças ao uso de uma rede segura.

Nas eleições passadas, o TSE foi vítima de uma tentativa de ataque DDoS, que consiste em um elevado número de acessos simultâneos a um site ou sistema, tornando, assim, seus recursos indisponíveis para os usuários. Na ocasião, o pico gerado foi de 132.092 requisições por segundo, número que excede os acessos convencionais. Devido à tecnologia de segurança utilizada – Web Application Firewall (WAF), proteção contra ataques que os bloqueia antes de chegarem aos servidores de origem e Enhanced Domain Name System (eDNS), direciona os usuários finais para seus websites, de forma segura -, os sites da instituição foram preservados e a ameaça mitigada, sem interferências na divulgação de resultados.
Por mais impressionante que pareça, as fraudes cibernéticas podem ir além do relato acima e ultrapassar fronteiras entre nações, atingindo proporções inimagináveis. Códigos mal-intencionados permitem o monitoramento de computadores e podem causar pane em sites governamentais, indústrias e bancos.

Para combater tais ações ilícitas, há regulamentações específicas. No Brasil, a Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012) caracteriza como crime as infrações relacionadas ao meio eletrônico, por exemplo: invadir computadores, violar dados ou tirar sites do ar. As penalidades variam de acordo com a gravidade da infração e vão de multa à prisão. Ainda, em vigor desde junho de 2014, a Lei 12.965/2014, também conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece uma série de princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
Infelizmente, as leis não intimidam a ação de grande parte dos fraudadores virtuais. Assim como feito pelo TSE no exemplo que mencionei, há a possibilidade da adoção de ferramentas que previnam desde as mais simples às poderosas ameaças.

Atualmente, o mercado oferece soluções e companhias providas de alta tecnologia, como os milhares de servidores conectados em rede que garantem a disponibilidade dos sites mesmo diante a um grande volume de acessos.
Com isso, é possível que instituições privadas e governamentais preparem-se para situações delicadas como é o caso das eleições, alvo recorrente dos hackers. Tendo em vista os recursos existentes, basta que os esforços estejam direcionados à prevenção. Dessa maneira, os dados e informações estarão protegidos em datas como essa, em que os ataques se intensificam, e em qualquer outra situação de potencial ameaça.

Sergio Aguiar, diretor de Pré e Pós Vendas da Exceda

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.