Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Justiça decide abrir documentos com solicitações de dados da NSA ao Yahoo

Justiça decide abrir documentos com solicitações de dados da NSA ao Yahoo

0
Publicidade

O governo dos EUA estava tão determinado a coletar as comunicações via internet de clientes do Yahoo em 2008, que ameaçava a empresa com multas de US$ 250 mil por dia, caso ela não cumprisse a ordem judicial secreta para entregar os dados.

A ameaça — cuja revelação veio a público nesta quinta-feira, 11, com a decisão de abrir as cerca de 1,5 mil páginas de documentos por um tribunal federal — lança luz sobre a briga entre as empresas de internet e o governo americano sobre as regras e procedimentos do programa secreto de vigilância a americanos e estrangeiros após os ataques terroristas de 9 de setembro de 2001, segundo reportagem do The New York Times.

A decisão do Yahoo de desafiar o governo em 2008 e a rejeição de um tribunal de apelações para que a empresa não cumprisse a ordem foi relatada pela primeira vez pelo The New York Times, no ano passado, pouco depois de o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden revelar a existência de um extenso programa de vigilância do governo, chamado Prism, através de documentos vazados aos jornais The Washington Post e The Guardian.

O Yahoo divulgou nesta quinta-feira, por meio de uma publicação em seu blog corporativo, que foi forçado a cumprir a ordem de entregar dados, mesmo sem o tribunal de apelações ter estabelecido à época regras claras sobre a quantidade de dados a serem coletados, e que deveriam ter proteção especial ao abrigo a lei, que foi principalmente destinada a estrangeiros. Uma pessoa do Yahoo disse que o tribunal condenou a empresa a cumprir a ordem enquanto seu recurso ainda estava pendente.

A empresa acabou perdendo a apelação, o que acabou definindo o cenário para uma expansão da vigilância do governo federal aos usuários de internet. Em última análise, Yahoo e outras sete empresas concordaram em fornecer dados para o governo no âmbito do programa.

Processos que tramitam no Tribunal Federal de Vigilância de Inteligência são geralmente secretos, e Yahoo vem pressionando para que haja uma desclassificação e divulgação dos documentos do caso. “Consideramos esta uma vitória importante para a transparência, e espero que esses registros ajudem a promover a discussão sobre a relação entre privacidade, devido processo legal de coleta de informações”, escreveu no blog Ron Bell, diretor jurídico do Yahoo.

O Yahoo e o Departamento de Justiça disseram que agora estão trabalhando para tornar os documentos disponíveis ao público.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile