Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Pesquisa mostra que 69% dos latino-americanos com conta em banco usam Internet...

Pesquisa mostra que 69% dos latino-americanos com conta em banco usam Internet para fazer transações

0
Publicidade

A Easy Solutions, empresa na área de proteção contra fraudes, revelou durante a conferência Cl@b, da Federação Latino-Americana de Bancos – FELABAN, os resultados da quinta edição do estudo anual “Visão dos Consumidores Latino-Americanos sobre a Fraude Eletrônica – 2014”, que analisa o conhecimento e as atitudes dos consumidores da região em relação à fraude eletrônica e ao uso dos canais não tradicionais, como mobile e online, URAs, caixas eletrônicos e terminais POS. A pesquisa foi realizada em meados de 2014 com usuários de banco online de toda a América Latina, do México à Argentina, incluindo o Brasil.

Os resultados mostram que, embora toda a região mostra crescimento na utilização do banco móvel, a liderança está com México e América Central, com 59% e 55% dos usuários respectivamente.

A maior utilização dos dispositivos atrai os criminosos para este canal, o que pode ser evidenciado pelo fato de que 75% dos usuários de banco móvel já detectaram alguma ameaça em seus dispositivos.

O estudo também mostra que os usuários têm agora uma consciência maior do seu papel na segurança das transações: 41% dos entrevistados se reconheceram como principais responsáveis pela segurança, um aumento importante em relação aos 30% do ano anterior

“A tecnologia móvel tem uma relevância cada vez maior em todo o mundo, e, na América Latina, cada vez mais usuários aproveitam as conveniências do canal mobile. No entanto, é necessário fomentar uma maior conscientização sobre a segurança destes dispositivos, já que devem ser tomadas as mesmas precauções que para a utilização de um PC ou notebook”, afirma Silvia López, diretora de Marketing da Easy Solutions.

Alguns dos resultados mais importantes do relatório de 2014 são:

50% dos que realizam transações pela Internet o fazem a partir de um dispositivo móvel. O uso do banco móvel cresce em toda a América Latina, com 49% dos usuários na Região Andina, 59% na América Central, 52% no Cone Sul, 55% no México e, finalmente, 36% no Brasil.

31% dos latino-americanos com conta no banco não utilizam a Internet para realizar transações bancárias, principalmente por medo de fraude (39%) ou por não estarem seguros de que a transação será realizada corretamente (16%).

66% dos usuários do banco móvel se conectam ao banco a partir da aplicativo móvel do mesmo.

Cada vez mais usuários instalam softwares de proteção (sem contar com antivírus), tanto em seus computadores (39%) como em seus dispositivos móveis (21%).

25% dos usuários usam a mesma senha para o acesso a diferentes sites, o que aumenta o risco de acesso não autorizado à conta.

86% dos entrevistados esperam que o banco ofereça autenticação mais forte e monitoramento de transações.

Os dados foram coletados por meio de entrevistas telefônicas entre maio e junho de 2014 por uma agência de pesquisa de mercados independente, com usuários de banco virtual maiores de 20 anos em toda América Latina, incluindo América Central e Caribe (Costa Rica, República Dominicana e Panamá), Região Andina (Colômbia, Venezuela e Equador), Cone Sul (Chile e Argentina), México e Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile