Publicidade
Início Blogueria Invista contra a “bagunça digital”

Invista contra a “bagunça digital”

1
Publicidade

A integração de plataformas sempre esteve presente no cotidiano das pessoas. É o clássico exemplo da imagem de uma mesa décadas atrás que tinha agenda, máquina de escrever, cartas, boletos bancários, calendário, guia de mapas da cidade e uma máquina fotográfica. Hoje, todas essas funções que citei estão em nossos telefones. Ou seja, tudo foi integrado em uma só plataforma. Isso se aplica para muitas soluções que utilizamos como nossos smartphones pelos quais realizamos múltiplas tarefas.

Passemos para o escopo da integração de softwares. A dor existente neste cenário é que todas as plataformas utilizadas em uma empresa possam se comunicar a melhor forma. Esta integração pode ser realizada manualmente, porém, o tempo que isso demandará é muito maior do que se o empreendedor contar com soluções IPaaS (Integration Platform as a Service). Tal sigla, traduzida como plataforma de integração como serviço, pode ser a chave para que as empresas minimizem o trauma das integrações.

A Gartner, empresa norte-americana de consultoria, define as ferramentas IPaaS como um conjunto de serviços via nuvem que permite o desenvolvimento, execução e a governança dos fluxos de integração. Elas conectam qualquer combinação de processos, serviços, aplicativos e dados locais na nuvem em organizações individuais ou em várias organizações.

É como um espaço onde diversas plataformas falam exatamente a mesma língua e conversam tranquilamente via esta ferramenta que conecta os end points destas aplicações. Entre os diversos desafios que uma empresa enfrenta para se manter no mercado, está na agilidade em analisar diversas fontes de informação de forma unificada. Por isso, o desvio de foco no gerenciamento de tantos processos pode ter um custo alto.

São muitos softwares e plataformas que fazem parte do cotidiano de quem administra seus negócios. Ninguém nasce sabendo como fazer com que tudo isso funcione e ainda pensar em como equilibrar todas as demandas e buscar pela melhora de performance. Por isso, vejo as soluções de integração como uma economia de tempo e “dores de cabeça”. Até mesmo as inteligências artificiais da Microsoft e Amazon, Cortana e Alexa, irão se integrar para levar uma melhor performance ao consumidor final.

Sempre me questionam o porquê de integrar softwares ser um trauma nas empresas. Respondo que a integração não precisa ser uma dor que as empresas precisem resolver sozinhas. No LinkApi, por exemplo, procuramos ser o mais developer friendly possível. Isso significa a criação de uma plataforma na qual os desenvolvedores tenham autonomia de operar a ferramenta. Foi com base nessas e em outras necessidades que as plataformas IPaaS foram desenvolvidas. Tornar as integrações mais rápidas e mais baratas para que o empreendedor possa se focar no que realmente importa em seu negócio: a performance. Dessa forma há uma apropriação completa da operação e fluxo.

Portanto, acredito que o empreendedor não precisa ter nenhuma bola de cristal para entender que ter seus processos e informações integradas, são primordiais para que seu negócio tenha sucesso!

Thiago Lima , CEO e fundador do LinkApi.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile