Relatório aponta 105 redes 5G em operação no mundo

0

A 5G Americas, associação setorial de rede móvel, divulgou um relatório produzido pela Rysavy Research chamado "5G Global: Ascensão de uma tecnologia transformacional", que aponta mais de 105 redes de quinta geração já em operação no mundo inteiro. O relatório também apontou novidades para o setor, como a conclusão de especificações da 3GPP, que define padrões para operação de redes móveis.

Segundo o relatório, o lançamento dos Releases 15 e 16 da 3GPP estão influenciando casos de uso além da LTE e que o desenvolvimento do Release 17 começou a definir suporte para dispositivos de baixa complexidade, operação em 52,6 a 71 GHz, satélites, múltiplos SIMs e transmissão e multicast NR.

Além disso, as operadoras estão migrando para arquiteturas independentes com o objetivo de reduzir a latência de suas redes, ampliar a cobertura, abordar a Internet das Coisas industrial (IIoT) e simplificar suas operações. Outros destaques do relatório são:

Formação de feixes e MIMO massivo agora possibilitam o aproveitamento do espectro acima de 6 GHz e melhoram o desempenho em bandas mais baixas.

A adoção da Internet das Coisas (IoT) está crescendo rapidamente, com a previsão de dezenas de bilhões de novos dispositivos conectados durante a próxima década.

O setor já está implementando versões da LTE com capacidade de operar no espectro não licenciado, e especificações já existem para a operação 5G na mesma faixa.

A computação de borda e inteligência artificial estão criando novas arquiteturas de rede que oferecem latência ultra baixa, reduzem o custo operacional das redes e suportam novos tipos de aplicativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.