Relatório aponta 105 redes 5G em operação no mundo

0
36

A 5G Americas, associação setorial de rede móvel, divulgou um relatório produzido pela Rysavy Research chamado "5G Global: Ascensão de uma tecnologia transformacional", que aponta mais de 105 redes de quinta geração já em operação no mundo inteiro. O relatório também apontou novidades para o setor, como a conclusão de especificações da 3GPP, que define padrões para operação de redes móveis.

Segundo o relatório, o lançamento dos Releases 15 e 16 da 3GPP estão influenciando casos de uso além da LTE e que o desenvolvimento do Release 17 começou a definir suporte para dispositivos de baixa complexidade, operação em 52,6 a 71 GHz, satélites, múltiplos SIMs e transmissão e multicast NR.

Além disso, as operadoras estão migrando para arquiteturas independentes com o objetivo de reduzir a latência de suas redes, ampliar a cobertura, abordar a Internet das Coisas industrial (IIoT) e simplificar suas operações. Outros destaques do relatório são:

Formação de feixes e MIMO massivo agora possibilitam o aproveitamento do espectro acima de 6 GHz e melhoram o desempenho em bandas mais baixas.

A adoção da Internet das Coisas (IoT) está crescendo rapidamente, com a previsão de dezenas de bilhões de novos dispositivos conectados durante a próxima década.

O setor já está implementando versões da LTE com capacidade de operar no espectro não licenciado, e especificações já existem para a operação 5G na mesma faixa.

A computação de borda e inteligência artificial estão criando novas arquiteturas de rede que oferecem latência ultra baixa, reduzem o custo operacional das redes e suportam novos tipos de aplicativos.

Deixe seu comentário