CTI desenvolve software para gerenciar nova rede de pluviômetros

0

Com o propósito de dispor de dados mais consistentes para a prevenção contra enchentes, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) vai contar a partir de agora com umas das maiores redes de pluviômetros da América Latina. A rede será gerenciada com um software desenvolvido pelo o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, que já está instalado e operando na unidade da cidade de Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, onde fica o centro de controle do Cemaden.

O sistema para gerenciamento dos dados das plataformas de coletas de dados (PCDs) foi desenvolvido no primeiro trimestre deste ano e, segundo o coordenador Marcos Rodrigues, da divisão de Software para Sistemas Distribuídos do CTI, demandou um esforço de toda a equipe "já que se trata de um projeto nacional para implantação de plataformas em áreas sujeitas a enchentes".

Os instrumentos medem o volume de chuva em áreas de risco, sujeitas a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra. As linguagens utilizadas no desenvolvimento do sistema de gerenciamento foram a JEE 6, JBoss, PostgreeSQL e JPA.

Pluviômetros nas comunidades

Nas próximas semanas, 27 pluviômetros semiautomáticos serão instalados no Recife e em dois municípios da Zona da Mata pernambucana. A ação parte do projeto Pluviômetros nas Comunidades, anunciado em dezembro de 2012, quando o Cemaden contratou a aquisição de 1,1 mil pluviômetros semiautomáticos para serem distribuídos em todas as regiões do país.

Os sete municípios contemplados com pluviômetros integravam a lista do Cemaden desde o primeiro semestre de 2012. Atualmente, o centro monitora 360 municípios brasileiros a partir de dados de redes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/Mapa) e das agências Nacional de Águas (ANA) e Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Até o fim deste ano, a meta é alcançar 450 localidades no país e, para 2014, 820 cidades monitoradas, e 1,4 mil para 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.